Avançar para o conteúdo principal

10 ANOS À FRENTE OU A HEGEMONIA DOS 8 PONTOS ATRÁS?

Um homem desesperado é tão perigoso e imprevisível como o somatório das causas que o conduziram ao desespero.

LFV é hoje, claramente, um presidente em estado de exasperação e esta fuga para a frente, do tudo ou nada, é o primeiro sinal do declínio de quem pressente que o seu tempo está esgotado e terminado e tem que fazer alguma coisa (possivelmente a derradeira) para salvar a pele e um possível “linchamento” nas urnas.

Este semear permanente de ventos para que outros lhe recolham as tempestades, foi sempre a estratégia cobardemente usada por LFV para, de certa forma, o ilibar e eximir das suas responsabilidades, forjando vítimas e bodes expiatórios para que a assumpção das derrotas e dos fracassos nunca o atingissem.

Se na verdade queremos ser sérios, então temos que assumir a dianteira da culpa, para que não nos desculpemos de que ela morre solteira ou, por saturação, já na condição de viúva.

LFV sabe que tem de agir rapidamente para apagar da memória dos Benfiquistas descontentes o trauma de mais um campeonato miseravelmente perdido, e ir a votos sob o efeito desta ressaca é o pior que podia ter acontecido a um presidente que está na mó de baixo e que procura agora atenuantes válidas para justificarem a sua reeleição, ainda para mais, quando o desígnio da sua acção se tem cingido ultimamente ao fascínio do betão e à obsessão dos negócios, em detrimento e abandono da componente desportiva.

Para acalmar as hostes desavindas e o rebuliço efervescente da contestação, LFV recorre sistematicamente à sua única tábua de salvação, inicialmente sob a forma de intenção, que deixa a pairar por aí, depois como desejo assumido e, finalmente, como um plano de concretização, materializado aliás, na já habitual congeminada traição de faca nas costas, de que já fora alvo Rui Vitória e agora Bruno Lage, e que consiste nesta tentativa de rapto de Jorge Jesus do “ninho do urubu” e trazê-lo de volta ao Benfica, mesmo que ele reúna poucos consensos e aglutine muitas animosidades.

Estes ziguezagueares e indecisões constantes mostram que LFV não tem uma ideia para o Benfica, e que nesta deriva de improvisação e amadorismo, convém saber se somos o projecto dos 10 anos à frente ou a hegemonia dos 8 pontos atrás, e que agora apenas se resuma à apresentação de um treinador como trunfo eleitoral, ainda que isso signifique novas incoerências e contradições, nada que uns bons fliques-flaques à rectaguarda e meias piruetas não resolvam.

O Benfica vai servir de chão para uma luta entre dois egos , é isso que pode vir a acontecer se o clube for novamente o escolhido para lhes vir a apaparicar o jogo e a servir de cobaia a interesses meramente individualistas.

A alegada hegemonia do Benfica no futebol, tantas vezes anunciada de megafone por LFV, afinal não passa de um logro e de uma fraude que, assim de repente e por comparação, faz-me lembrar o famigerado “milagre português” anunciado com manifesto exagero de chauvinismo, por Marcelo Rebelo de Sousa, no início desta pandemia.

Mal eles sabiam, Marcelo e LFV, quiçá até por descuido e desatenção dos respectivos conselheiros, que a realidade de uma afirmação nunca é estática, sobretudo quando é dita de forma ligeira e leviana, sem qualquer base de sustentabilidade, e o que parecia um milagre virtuoso, transformou-se hoje num pesadelo de contágio, assim como o que se percepcionava como uma hegemonia arrasadora, afinal mais não é que uma bazófia insuflada de sobranceria de uma estrutura aburguesada que nos tem empurrado para um beco de frustrações e desilusões.

E se no país os governantes foram os porta-vozes do laxismo e da inépcia do Estado, também LFV foi o promotor oficial da displicência e desleixo que tomaram conta do clube, sendo lógico que esta desídia e relaxamento deitados à sombra da bananeira, como num e noutro caso, só nos poderia levar a tão nefastos resultados e a tão tristes consequências.

Amo-te, Benfica!
 José Reis
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

1 comentários

  1. Vergonha alheia e decepção imensa acordar com uma agremiação corrupta e falida campeã nacional.
    E com o meu Clube mergulhado em vigarices e processos sem fim!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário



Mensagens populares

Limpinho, limpinho...

Barcelona sem Messi e na falência, foi esta noite uma pera doce para o Benfica que fez tudo para merecer esta gorda vitória e um passo gigante para a passagem na Champions, o que vem a dar mais uns milhares para os depauperados cofres do clube !!!

Este é o Benfica atual

O mal do Benfica é geral, é uma doença que atravessa todo o clube.  Reparemos: apesar de um orçamento global muito avultado para o país que somos, temos a seguinte situação:  - futebol masculino: perdemos vergonhosamente o campeonato e a Taça de 2020; estamos em terceiro lugar, a 4 pontos do primeiro, com duas derrotas vergonhosas nos dois últimos jogos; da Europa, nem vale falar; 

Exmo. Sr. Luís Filipe Vieira

Seguindo-lhe os passos vou enviar-lhe esta carta, não para me queixar de arbitragens, de falta de penaltis, de escassez de golos, de Covid, de escorregões e de outras desculpas esfarrapadas e escarrapachadas  ao estilo rasca de uma qualquer banda desenhada de vão de escada, num dos valores que em tempos a sua leitura elevava o Benfica e orgulhava os benfiquistas – o jornal “O Benfica”.  

Saia mais uma dose de batatas para o Celestino Mouco...

Esta prosa é apenas para um ex-amigo que tive a desdita de conhecer na minha terra natal, ( há horas do diabo...)  fanático do Vieira e do oxigenado que normalmente anda sempre a cheirar-me o rabo.  A cada traque mal cheiroso que dou, toma-o como se Chanel nr. 5 se tratasse.  Caro Celestino Mouco; há dias entraste no meu quintal e zurravas para que eu falasse das 3 batatas que o clube do jorge jesus deu ao Belenenses mas, esta noite, o teu vieira enfardou mais um saco de batatas  em Alvalixo.  O que te  valeu dares 3 batatas ao Belenenses? Bastava 1 batata e guardava 2 batatas para esta noite!  Estamos agora a 9 sacos de batatas atrás do Sportém.  É muita batata, mas espera que por este andar, o batatal do teu vieira vai bater este ano o record da safra de batatas!!! Também estamos a 5 sacos de batatas de distância do Porto, quer dizer que o batatal do teu ídolo está batatando!!! Para chegar ao TITALO, é necessário recuperar 14 toneladas de batatas!  É muita batata para a pequena camio

Síndrome de Estocolmo

Os sócios do Benfica sofrem do Síndrome de Estocolmo, por isso lfv pode fazer ao Benfica o que fez ao Alverca ( Acabou com o clube) que a maioria Benfiquista continuaria apoiar e a defender vieira com toda a garra.  Brevemente seremos um Salgueiros, um Estrela da Amadora, um Alverca.