Avançar para o conteúdo principal

Não concordo com a criação desta liga

Feita à revelia da UEFA, parece-me uma iniciativa gananciosa e lesiva para o futebol-desporto e para os adeptos.


Em minha opinião, os clubes promotores da ideia terão de ser responsabilizados e eventualmente punidos. Por trás desta iniciativa está a ganância, uma lógica mercantilista e o profundo desrespeito pelos adeptos e pelos outros clubes. 

Ainda há pouco ouvi que este grupo inclui clubes que nunca foram campeões europeus e que deixa de fora clubes que no seu conjunto venceram 18 TCCE ou LC. Mas mesmo que fosse um grupo com todos os clubes campeões europeus, continuaria a ser uma iniciativa que mostra falta de respeito por todos os outros.

Estes clubes promotores tem líderes que não amam ou defendem o futebol-desporto. Estão neste "mercado" como poderiam estar num negócio de comercialização de bananas ou amendoins, caso isso desse mais dinheiro. Desprezam os adeptos, a História dos clubes e das competições, ou seja da pura essência deste desporto e da sua popularidade. Por detrás disto estão também instituições bancárias poderosas que vêem neste incidente uma estratégia para aumentar os lucros e poder de influência num mercado apetecível.

A UEFA e FIFA são também culpadas por esta desastrosa iniciativa. Culpadas porque como o Alberto disse, foram num passado recente antros de corrupção. No entanto, mesmo que nem tudo tenha sido devidamente punido ou resolvidos, as instituições têm sempre de ser regeneradas e respeitadas. Não podemos viver no caos e esperar que estas iniciativa se multipliquem no futuro ao sabor de associações de clubes e do seu nível de ganância. Não podemos ter essa gente a substituir competições com história e com prestígio, amadas pelos adeptos, só porque acham que assim ganham mais dinheiro.

A UEFA e FIFA são também culpadas por não terem combatido em termos efectivos casos gritantes de dinheiro sujo no futebol, de desrespeito ao fair play financeiro, de selvajaria negocial promovida pelos empresários e outra gente comissionista do futebol, do aumento perigoso e irresponsável dos calendários dos jogos nas temporadas desportivas.

O futuro próximo também revelará se estamos a ver uma iniciativa a valer ou se é apenas uma estratégia para extremar posições negociais e nesse bluff conseguir mais lucros. Estão a levar o futebol a limites perigosos e nunca foram testados. No futebol tudo é momento e se este processo negocial se arrastar, podem vir a registar-se danos irreparáveis para o final desta temporada e para a próxima.

Acredito que são sementes da destruição. Estou em crer que a maioria dos adeptos percebe isso e estará contra. Hoje já se percebeu isso em vários desses clubes promotores. Os seus protestos poderão vir a ser decisivos para chamar à razão os dirigentes dos clubes promotores. Ou pelo menos serão suficientes para levar as autoridades políticas a intervir.

Uma palavra de desgosto perante o que até agora ouvi por parte de responsáveis do Sport Lisboa e Benfica. Segundo sei, o Benfica remeteu a sua posição oficial para as declarações do Sr. Domingos Oliveira, feitas há dois anos. Na altura terá declarado que o Benfica é contra essa liga europeia mas que dificilmente poderia recusar caso fosse convidado. Parece-me pouco perante tamanhos desenvolvimentos e perante assunto tão sério e definidor do futuro. E também dá uma impressão terrível de que o Clube está vendedor dos seus princípios. Apesar dos últimos anos ruinosos, o Benfica é um gigante europeu e tem de assumir esse lugar.

Victor Carocha

(comentário retirado do Blogue "Em Defesa do Benfica"
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Mensagens populares

Limpinho, limpinho...

Barcelona sem Messi e na falência, foi esta noite uma pera doce para o Benfica que fez tudo para merecer esta gorda vitória e um passo gigante para a passagem na Champions, o que vem a dar mais uns milhares para os depauperados cofres do clube !!!

Este é o Benfica atual

O mal do Benfica é geral, é uma doença que atravessa todo o clube.  Reparemos: apesar de um orçamento global muito avultado para o país que somos, temos a seguinte situação:  - futebol masculino: perdemos vergonhosamente o campeonato e a Taça de 2020; estamos em terceiro lugar, a 4 pontos do primeiro, com duas derrotas vergonhosas nos dois últimos jogos; da Europa, nem vale falar; 

Exmo. Sr. Luís Filipe Vieira

Seguindo-lhe os passos vou enviar-lhe esta carta, não para me queixar de arbitragens, de falta de penaltis, de escassez de golos, de Covid, de escorregões e de outras desculpas esfarrapadas e escarrapachadas  ao estilo rasca de uma qualquer banda desenhada de vão de escada, num dos valores que em tempos a sua leitura elevava o Benfica e orgulhava os benfiquistas – o jornal “O Benfica”.  

Saia mais uma dose de batatas para o Celestino Mouco...

Esta prosa é apenas para um ex-amigo que tive a desdita de conhecer na minha terra natal, ( há horas do diabo...)  fanático do Vieira e do oxigenado que normalmente anda sempre a cheirar-me o rabo.  A cada traque mal cheiroso que dou, toma-o como se Chanel nr. 5 se tratasse.  Caro Celestino Mouco; há dias entraste no meu quintal e zurravas para que eu falasse das 3 batatas que o clube do jorge jesus deu ao Belenenses mas, esta noite, o teu vieira enfardou mais um saco de batatas  em Alvalixo.  O que te  valeu dares 3 batatas ao Belenenses? Bastava 1 batata e guardava 2 batatas para esta noite!  Estamos agora a 9 sacos de batatas atrás do Sportém.  É muita batata, mas espera que por este andar, o batatal do teu vieira vai bater este ano o record da safra de batatas!!! Também estamos a 5 sacos de batatas de distância do Porto, quer dizer que o batatal do teu ídolo está batatando!!! Para chegar ao TITALO, é necessário recuperar 14 toneladas de batatas!  É muita batata para a pequena camio

Síndrome de Estocolmo

Os sócios do Benfica sofrem do Síndrome de Estocolmo, por isso lfv pode fazer ao Benfica o que fez ao Alverca ( Acabou com o clube) que a maioria Benfiquista continuaria apoiar e a defender vieira com toda a garra.  Brevemente seremos um Salgueiros, um Estrela da Amadora, um Alverca.