Avançar para o conteúdo principal

A entrevista foi um contínuo exercício de confronto, ressentimento e azedume para com os Benfiquistas!

Comentário oportuno do Alberto Miguéns e que comungo inteiramente. 


Vi uma boa parte da entrevista mas já em diferido e mesmo assim deu para me enervar. 

A ideia que me veio à cabeça mais vezes é que se temos um presidente incapaz de perceber o Benfica. Não percebe a essência do Clube. 

Desde pequeno que vejo no Estádio uma cultura de exigência, de ambição, de cobrança contínua a quem quer que esteja a representar o Clube em competição. É isso que fez a grandeza competitiva do Clube e o orgulho dos seus sócios e adeptos. 

A sensação de contribuir para uma construção colectiva vencedora. A alegria de vencer. A exigência de mais, cada vez mais. De nunca estar satisfeito. Ao invés vemos um presidente dizer que não se pode ganhar sempre e mostrar-se perfeitamente à vontade com isso. 

A entrevista foi um contínuo exercício de confronto, de ressentimento e azedume para com os Benfiquistas. Mais grave ainda, adjectivou os Benfiquistas de uma forma que me escuso a dizer aqui. 

Inconcebível. 

Ressentido como se estivéssemos a falar de um CEO numa empresa em que os empregados devessem ter "respeitinho" perante a autoridade. Como se o Benfica tivesse deixado de ser um espaço livre e democrático. Ainda não, sr. presidente. 

Depois, é confirmar que este presidente não tem um pingo de paixão desportiva. A sua essência é desprovida de Benfiquismo, cingindo-se à valorização da componente empresarial e financeira. Foi aliás evidente em diversas ocasiões que o Sr. Pedro Pinto tinha que o centrar para o guião que no caso era e resposta a questões desportivas pois a percepção do presidente era invariavelmente para a parte do negócio. 

Esta degradação competitiva e institucional explica-se muito por via desse autismo, dessa negação mais básica do que é Ser Benfiquista. 

Quando se olha para os verdadeiros grandes presidentes do Benfica percebe-se que Ferreira Bogalho, Borges Coutinho, Maurício Vieira de Brito, e outros do mesmo calibre, tinham a paixão pelo jogo. 

Paixão pelo jogo. 

E aqui em particular naquele dia da fundação do Benfica, como não lembrar as palavras de Cosme Damião: "Veio primeiro a ideia do jogo, pelo prazer de jogar. A ideia do Clube seguiu-se à paixão do triunfo.". 

Perceber isto é perceber a essência do Benfica. 

Não se pode descurar a componente empresarial mas não se pode alienar o jogo em função do negócio puro e duro. Sem paixão mas apenas pelo cifrão. 

Para terminar saliento a gravidade do revisionismo e da ingonrância quanto à História do Clube. Para além do que o Alberto referiu com toda a propriedade sobre Cosme Damião, na lista dos 24 fundadores existiam jovens de famílias com as mais diversas proveniências e capacidade financeira. 

E se Cosme Damião não nasceu em berço de ouro e subiu na vida pela esmerada educação que recebeu na Casa Pia e claro pela sua capacidade moral e intelectual, outros nasceram em berço de ouro. 

Cito apenas o caso de Raul Empis, filho de um dos homens mais ricos desse tempo e que em 1904 habitava com a sua família no Palácio de Burnay, propriedade de um familiar próximo do pai, chamado Henri Burnay. 

Costumo dizer que na fundação do Benfica havia filhos de vaqueiros e de banqueiros, e aí se definiu desde início a grandeza do Ideal Benfiquista. 

 E, viva o Benfica! 

 Victor Carocha 03 Março, 2021
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Facebook




Mensagens populares

Carta à Cofina

Exmos. Senhores. Começo por vos dizer que sou um Benfiquista e sócio de 4 dígitos. A minha simpatia por tudo quanto é Cofina é nula...como nula é a vossa simpatia pelo meu Glorioso. Neste interim, estamos empatados. Quando estão disponíveis nos cafés, leio por alto as capas do CM, e no Record apenas aquelas duas páginas que dedicam ao Benfica. (normalmente são já notícias requentadas). O Record é mais pró-Sporting. Todos nós sabemos e isso até é o que menos me importa. Cada Jornal segue a linha que quiser. Só compra quem quer! Em casa, passo algumas vezes pela CMTV, mas como as notícias do "assassino" do "pedófilo" da "greve" do "homicida" dos "incêndios" etc etc.. se repetem, repetem, repetem até à exaustão, perco-lhes o interesse e mudo de canal. Mas é outro o assunto que me levou a escrever-vos. Os programas de desporto que vocês exibem todas as noites, onde a barulheira é tal que não se percebe nada do que dizem, a CMTV não

A Máfia, a Maçonaria e o Apito Dourado

Costuma dizer-se que "a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem à superfície". Apareceu agora o testemunho do ex-juiz José Costa Pimenta, um antigo juiz reformado compulsivamente. A Maçonaria manda na justiça em Portugal. pulpuscorruptus.blogspot.com Mas a lei das escutas foi alterada, posteriormente em 2007 (governo Sócrates).

Agarra que é ladrão!

Aos poucos vão-se sabendo os contornos da teia criminosa que os dragartos engendraram na tentativa de pôr "o Benfica de joelhos"... tal como prometia o Soisa Sintra no verão de 1994 mas que foi recebido há 3 semanas na melhor cadeira da nossa Catedral, como se de um amigalhaço de longa data se tratasse. É por estas e por outras que... bem, mas vamos ao que importa; O Benfica Eagle escriba do NGB, servindo-se de várias fontes, banqueteia-nos hoje com uma prosa muito bem articulada . Ali se comprova que há muita malandragem, onde estão incluídos num caldinho muito bem apimentado, elementos da justiça, deputados, antigos colegas de curso do hacker, baluartes manhosos, Canal do Porto mentiroso, viagens à Hungria, jogadores que circulam a troco de favores do tipo uma mão lava a outra... Membro do Painel do Porto Canal que comentava os e-mails, conhece o Hacker. Diogo Faria estudou com Rui Pinto! "Hoje existe outra revelação bombástica que merece destaque, e que liga

Sporka-TV, último prego no caixão?

No momento em que faço este post, faltam 19 horas e 30 minutos para a grande cerimónia na nossa Sagrada Catedral. Estou convicto que no fim desse jogo, o sabor da nossa primeira vitória contra o Bayern será festejada com largo foguetório, pompa e circunstância. E por falar em foguetório, já o estou a fazer e festejar por antecipação porque se vai acabar o mamatório e a chulice, dessa sangue-suga que há muitos anos nos vem chupando o sangue e que dá por nome; SPORKA-TV do Olibeiredo. Hoje, e no que diz respeito ao Glorioso na Champions, será martelado o último prego no caixão do mamão/chupista Olibeiredo. Brindemos!!! Não sei onde dará o jogo, sabemos que a Eleven Sports o transmite mas ainda não chegou a acordo com a MEO e NOS. Parece que podemos subscrever a Eleven Sports no telemóvel ou no computador, mas não é a mesma coisa. A última vez que meti a aplicação MOBDRO no telemóvel, para ver feito Inácio a sporka-TV, encheu-se de vírus e montanhas de jogos, joguinhos e p
Apoio de: apoio master groove