Avançar para o conteúdo principal

O BENFICA SÓ ESTÁ COMO ESTÁ, PORQUE LFV É O QUE É!

Confesso que não percebi se os aplausos que se ouviram no hotel Altis se deveram ao anúncio da recandidatura de LFV à presidência do Benfica ou a um certo alívio por se ficar a saber que se trata do seu último mandato. 

Que LFV tenha 71 anos de idade, já todos sabíamos; que tenha só a quarta classe, já todos desconfiávamos; que não fale inglês, é para todos nós uma grande surpresa, mas até o próprio William Shakespeare, se ainda fosse vivo, não lhe levaria a mal e por certo que lhe perdoaria esta lacuna de currículo. 

Só lhe faltou acrescentar que era Benfiquista desde pequenino, e ainda bem que o não fez ou teve o bom senso de o não fazer, porque isso não corresponderia à verdade, porque até hoje nunca o demonstrou ser. 

Queixa-se das críticas constantes que lhe fazem? Doem-lhe assim tanto? 

Criticamos as compras e as vendas? Então não havíamos de criticar? Se vendemos por norma o melhor e compramos por sistema o refugo… Flops como Ferreyra (que ainda hoje estamos a pagar em salários chorudos), Castillo, Lema, Conti, Caio Lucas, RDT, dizem-lhe alguma coisa ou nem por isso? 

Vender João Félix e Rúben Dias custou-lhe tanto como beber um copo de água, sobretudo quando as comissões revertem todas para os bolsos de Jorge Mendes. 

E o que é que ganha o Benfica? A não ser ficar com plantéis mais fracos? 

Criticamos o equipamento? Então não! Se até já nos confundem com o Penafiel… 

E o que dizer da descaracterização cromática do nosso símbolo? Não confundamos inovação com provocação… 

Criticamos a falta de transparência? Homessa! Será que é preciso fazer um desenho. O Benfica é um clube de futebol e não uma plataforma de negócios pouco claros. 

O Benfica não tem que pagar a advogados por trapalhadas e encrencas onde se metam dirigentes ou o presidente, e muito menos pagar despesas de bodas de casamentos das filhas dos outros. 

São estas as contas auditadas anualmente com relatórios detalhados e públicos de que fala? Onde está o crivo que as detecta e denuncia? 

Criticamos a BTV? Mas há algum motivo para a elogiar? 

E o mesmo se aplica ao jornal do clube. 

Se Mário Castrim ainda fosse vivo diria que a BTV era uma sucursal da televisão norte-coreana e que o jornal do clube não passava de um panfleto publicitário do regime venezuelano de Maduro. 

Por sorte que a rádio ainda não existe, mas podemos imaginar o que seria também… 

Reforçámos o nosso prestígio internacional? Como? Só pode estar a brincar connosco... Pelo contrário, ele só tem vindo é a definhar. 

E já agora, a talhe de foice, avise aí o seu amigo Jorge Jesus que o grande PAOK foi afastado pelo Krasnodar. 

É assim que se aprende a meter as peneiras e as arrogâncias no bolso de trás da consciência. 

Criticamos o voto electrónico? E tínhamos razão. Por que só agora reconhece que o mesmo deve ser acompanhado pelo comprovativo voto em papel? 

Em caso da recontagem dos votos como se processaria? 

Transparência e verdade, meu caro, sempre fizeram mossa à fraude e aos intentos de quem nos pretende enganar… 

Tenho a consciência tranquila, porque as insinuações são um facto… quando na verdade LFV queria dizer “não são um facto”. 

Terá sido apenas um lapsus linguae de leitura ou fugiu-lhe a boca para a verdade? 

Mais uma vez lá se comoveu, com a mesma facilidade com que se move na suspeição de negócios obscuros e OPAS opacas, que fica sempre bem quando medida a preceito e misturada a gosto com a chantagem emocional. 

Na verdade, o Benfica só está como está, porque LFV é o que é. 

Agora só depende da perspectiva de como olhamos para as coisas com olhos de ver. 

Só nos engana quem nós deixamos, só nos ilude quem nós consentimos. 

Amo-te, Benfica! 
 José Reis 
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Mensagens populares

Limpinho, limpinho...

Barcelona sem Messi e na falência, foi esta noite uma pera doce para o Benfica que fez tudo para merecer esta gorda vitória e um passo gigante para a passagem na Champions, o que vem a dar mais uns milhares para os depauperados cofres do clube !!!

Este é o Benfica atual

O mal do Benfica é geral, é uma doença que atravessa todo o clube.  Reparemos: apesar de um orçamento global muito avultado para o país que somos, temos a seguinte situação:  - futebol masculino: perdemos vergonhosamente o campeonato e a Taça de 2020; estamos em terceiro lugar, a 4 pontos do primeiro, com duas derrotas vergonhosas nos dois últimos jogos; da Europa, nem vale falar; 

Exmo. Sr. Luís Filipe Vieira

Seguindo-lhe os passos vou enviar-lhe esta carta, não para me queixar de arbitragens, de falta de penaltis, de escassez de golos, de Covid, de escorregões e de outras desculpas esfarrapadas e escarrapachadas  ao estilo rasca de uma qualquer banda desenhada de vão de escada, num dos valores que em tempos a sua leitura elevava o Benfica e orgulhava os benfiquistas – o jornal “O Benfica”.  

Saia mais uma dose de batatas para o Celestino Mouco...

Esta prosa é apenas para um ex-amigo que tive a desdita de conhecer na minha terra natal, ( há horas do diabo...)  fanático do Vieira e do oxigenado que normalmente anda sempre a cheirar-me o rabo.  A cada traque mal cheiroso que dou, toma-o como se Chanel nr. 5 se tratasse.  Caro Celestino Mouco; há dias entraste no meu quintal e zurravas para que eu falasse das 3 batatas que o clube do jorge jesus deu ao Belenenses mas, esta noite, o teu vieira enfardou mais um saco de batatas  em Alvalixo.  O que te  valeu dares 3 batatas ao Belenenses? Bastava 1 batata e guardava 2 batatas para esta noite!  Estamos agora a 9 sacos de batatas atrás do Sportém.  É muita batata, mas espera que por este andar, o batatal do teu vieira vai bater este ano o record da safra de batatas!!! Também estamos a 5 sacos de batatas de distância do Porto, quer dizer que o batatal do teu ídolo está batatando!!! Para chegar ao TITALO, é necessário recuperar 14 toneladas de batatas!  É muita batata para a pequena camio

Síndrome de Estocolmo

Os sócios do Benfica sofrem do Síndrome de Estocolmo, por isso lfv pode fazer ao Benfica o que fez ao Alverca ( Acabou com o clube) que a maioria Benfiquista continuaria apoiar e a defender vieira com toda a garra.  Brevemente seremos um Salgueiros, um Estrela da Amadora, um Alverca.