Avançar para o conteúdo principal

DUPLAS QUE NÃO FUNCIONAM !

Qualquer equipa de futebol vive em função das duplas criadas e daquilo que elas possam ou não fazer em termos de dinâmicas e entendimentos em prol do grupo e, como é óbvio, a equipa do Benfica não pode fugir a esta regra elementar e fundamental nos processos de acção e desempenho do jogo que preenchem hoje as premissas e os automatismos do futebol moderno. 

E como sabemos que Jorge Jesus é pródigo a inventar, mais uma vez não fugiu à tentação de complicar o que parecia simples, ao colocar uma dupla atacante em Salónica, que claramente não funcionou e com os resultados e consequências que todos lamentamos, sobretudo para os cofres do clube, que ficaram a ver voar muitos milhões de euros, por este afastamento precoce da liga dos campeões. 

Ao colocar Pizzi no apoio a Seferovic não lembraria mesmo ao diabo e foi como se o Benfica tivesse jogado sem avançados, tal foi a ineficácia dos dois. 

O corredor direito, preenchido por André Almeida e Pedrinho, foi ineficaz a atacar e a defender, o mesmo se pode dizer do corredor esquerdo, onde mais uma vez sobressaiu a dificuldade de Grimaldo lá atrás quando apanhado no um contra um. 

A dupla do meio campo vai ser sempre o calcanhar de Aquiles de Jorge Jesus. 

Weigl é um seis demasiado oito e Taarabt é um oito demasiado seis. 

Os dois nem são uma coisa nem outra. 

É necessário arranjar alternativas e soluções. E sabendo que errou no onze titular apresentado em Salónica, Jorge Jesus teve que proceder a alterações no jogo em Famalicão. 

E não foram assim tão poucas quanto isso, o que mostra bem os equívocos que cometeu no jogo da Grécia. Weigl cedeu o lugar a Gabriel, Pedrinho foi rendido por Rafa, Pizzi encostou para entrar Waldschmidt (e em boa hora o fez como o provam a excelente exibição e os 2 golos), e Seferovic foi preterido por Darwin Nuñez (também ele a justificar mais o lugar com duas oportunas assistências para golo e movimentações interessantes, apesar de não ter facturado. 

Resumindo e concluindo: o Benfica, apesar de já ter esbanjado para cima de 80 milhões de euros em contratações, ainda tem lacunas e carências profundas no plantel por preencher. Desde logo o lado esquerdo da defesa. 

Grimaldo defende mal e é sempre o alvo preferido das equipas adversárias quando atacam. 

Ou Nuno Tavares rapidamente ganha o lugar ou então é urgente e necessário um defesa esquerdo. 

É preciso um terceiro defesa central de valor e não um remediado. Deixem estar o Rúben Semedo lá na Grécia… Não temos um 6 nem um 8 de qualidade. 

Weigl demora a impor-se e Taarabt, apesar de todo o esforço e generosidade com que se entrega, é muito curto para as necessidades da equipa. 

O treinador tem que ensinar ao marroquino que as bolas não se dominam com a sola das botas levantadas. Isto não é futsal… 

E se o Benfica precisa de um 6 e de um avançado, então seria bom que Jorge Jesus olhasse com olhos de ver para o que Ronaldo Camará e Gonçalo Ramos fazem e jogam. 

E a propósito de duplas que não funcionam e que até foram dispensadas, como é o caso de António Costa/Fernando Medina, outras existem que deviam levar igual caminho: Paulo Gonçalves/Jorge Mendes, Pedro Guerra/Carlos Janela, Pedro Mil-Homens/Luís Bernardo e, já agora, LFV/DSO. 

O que está a fazer um mental coach no Benfica? Ensinar os jogadores a coachar (coaxar) como os sapos e as rãs? 

Tenham juízo e poupem dinheiro! 

Amo-te, Benfica! 
 José Reis
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Mensagens populares

Este é o Benfica atual

O mal do Benfica é geral, é uma doença que atravessa todo o clube.  Reparemos: apesar de um orçamento global muito avultado para o país que somos, temos a seguinte situação:  - futebol masculino: perdemos vergonhosamente o campeonato e a Taça de 2020; estamos em terceiro lugar, a 4 pontos do primeiro, com duas derrotas vergonhosas nos dois últimos jogos; da Europa, nem vale falar; 

Limpinho, limpinho...

Barcelona sem Messi e na falência, foi esta noite uma pera doce para o Benfica que fez tudo para merecer esta gorda vitória e um passo gigante para a passagem na Champions, o que vem a dar mais uns milhares para os depauperados cofres do clube !!!

Exmo. Sr. Luís Filipe Vieira

Seguindo-lhe os passos vou enviar-lhe esta carta, não para me queixar de arbitragens, de falta de penaltis, de escassez de golos, de Covid, de escorregões e de outras desculpas esfarrapadas e escarrapachadas  ao estilo rasca de uma qualquer banda desenhada de vão de escada, num dos valores que em tempos a sua leitura elevava o Benfica e orgulhava os benfiquistas – o jornal “O Benfica”.  

Saia mais uma dose de batatas para o Celestino Mouco...

Esta prosa é apenas para um ex-amigo que tive a desdita de conhecer na minha terra natal, ( há horas do diabo...)  fanático do Vieira e do oxigenado que normalmente anda sempre a cheirar-me o rabo.  A cada traque mal cheiroso que dou, toma-o como se Chanel nr. 5 se tratasse.  Caro Celestino Mouco; há dias entraste no meu quintal e zurravas para que eu falasse das 3 batatas que o clube do jorge jesus deu ao Belenenses mas, esta noite, o teu vieira enfardou mais um saco de batatas  em Alvalixo.  O que te  valeu dares 3 batatas ao Belenenses? Bastava 1 batata e guardava 2 batatas para esta noite!  Estamos agora a 9 sacos de batatas atrás do Sportém.  É muita batata, mas espera que por este andar, o batatal do teu vieira vai bater este ano o record da safra de batatas!!! Também estamos a 5 sacos de batatas de distância do Porto, quer dizer que o batatal do teu ídolo está batatando!!! Para chegar ao TITALO, é necessário recuperar 14 toneladas de batatas!  É muita batata para a pequena camio

Síndrome de Estocolmo

Os sócios do Benfica sofrem do Síndrome de Estocolmo, por isso lfv pode fazer ao Benfica o que fez ao Alverca ( Acabou com o clube) que a maioria Benfiquista continuaria apoiar e a defender vieira com toda a garra.  Brevemente seremos um Salgueiros, um Estrela da Amadora, um Alverca.