Avançar para o conteúdo principal

O Benfica criterioso, transparente e democrático.


Aos consócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica.

Porque mobilizar para podermos sonhar é preciso, venho falar-vos do sonho.

Não é um sonho qualquer porque, a bem da verdade, é bastante simples.

Trata-se de fazer regressar o Benfica simples, sem ser simplório.

Simplesmente altivo como (quase) sempre foi.

O Benfica plural, aberto aos sócios que tantos e todos os que o conheceram recordam com orgulho. 

Passaram-se 58 anos desde a última vez em que nos sagrámos campeões europeus.

É muito tempo. É uma vida!

É por isso que devemos nutrir o sonho do regresso do Benfica aos seus valores originários, que tanto nos elevaram e aqui nos trouxeram. Em todos os sentidos.

Somos tão grandes que tivemos a felicidade de ter Eusébio - imagine-se! -, ele que nos fez ainda maiores!! Sendo de Lisboa, pertencemos ao mundo.

E é precisamente isso que lhes dói. A todos!, os que não sentem assim.

O Benfica está na categoria dos clubes míticos do mundo. Embora haja quem considere que o Benfica se pode ficar por ser o maior entreposto e abastecedor da alta-roda do mundo do futebol.

É este sentimento que aqui me traz a falar-vos do sonho, do ideal, do projeto ou de tudo aquilo que lhe quiserem chamar, desde que contenha os valores certos e os ideais fundadores.

Mas eu não sonho, apenas.

Sou feito da mesma massa que o Benfica e, por isso, quero! Quero vencer! É precisamente isto que, mobilizados, vamos conseguir: Reerguer o Benfica!

O Benfica criterioso, transparente e democrático.

O Benfica com ética e valores.

O Benfica dos sócios e para os sócios e adeptos.

O Benfica que não se move exclusivamente pelo cifrão mas por “valores mais altos que se levantam”. Expressão que tão bem entoou na voz de Mário Wilson.

Quero um Benfica estável e ambicioso, que sabe aproveitar o que está bem e corrigir o que está mal.

Um Benfica com estratégia, criterioso e ponderado. Sem medo. Que se projeta no mundo com base no sucesso desportivo ao invés do ideal mercantil ou das cores de um símbolo que lhe querem alterar.

Com domínio interno, presença constante e condigna na Europa do futebol, honrando todos aqueles que no passado nos projectaram no mundo e nos fizeram respeitados em todo lado.

Em Todo o lado! Sim!

Para todos aqueles que não se lembram ou teimam fazer esquecer, isto já aconteceu!

O Benfica foi verdadeiramente temido, mesmo nos melhores palcos. E aconteceu por diversas vezes, depois de outras tantas vezes nos termos reerguido das “pedras da calçada”.

Sim, também é verdade!

Para todos os que desconhecem ou teimam fazer esquecer, o Benfica teve de se reerguer muitas vezes das “pedras da calçada”.

Porque o Benfica nasceu pobre e para se fazer maior enfrentou cíclicas dificuldades. No entanto, sobrevivemos sempre e ressurgimos cada vez maiores.

Mas nunca como agora se perderam tantos dos nossos valores fundadores. E para isto, o sonho que de sonho nada mais tem do que a necessidade de o Benfica recentrar as suas prioridades, para isto acontecer, é necessária uma estratégia e valores à Benfica.

Bastará não se empurrarem os melhores jogadores borda fora e proporcionar-lhes condições para desejarem ficar.

Que não se vá à casa do clube comprador de catálogo na mão para vender os melhores ativos e pousar sorridente com a camisola de quem passou o cheque.

Não concebo a ideia de o nosso Presidente visitar um clube no estrangeiro e, por maior que seja a importância estratégica subjacente, colocar uma gravata com as cores desse clube. Chame-se Wolverhampton, PSG, DDT, PQP ou outra coisa qualquer, pois a nossa gravata é a do Benfica.

E só a do Benfica pode ser.

Quero um projeto desportivo assente na retenção dos melhores valores, que sabe contratar o que precisa para rendimento imediato.

Quero o regresso dos jogadores que se justificam fazer regressar, ao invés dos que apenas vêm dispostos a correr muito.

Quero o Benfica a contratar para colmatar as exactas necessidades da equipa com valor diferenciado e não apenas para encher um bolso qualquer.

Quero uma estrutura curta, compacta, altamente profissional e sem vaidade.

Que não minta.

O Benfica não pode faltar à verdade aos Benfiquistas! Dizendo reiteradas vezes que perseguimos uma coisa e fazer acontecer o seu exato contrário.

São 19 anos de incumprimento da palavra. É muito tempo. Demasiado tempo, e ainda pede mais…

Basta!!

Quero um Benfica despojado de verdes e azuis porque, esses, por profissionais que sejam, não sentem o peso da responsabilidade. Eles sabem lá o que é e o que representa ser um dos maiores Clubes do mundo, que sempre venceu através da verdade e apenas dela, interpretada, por destros e canhotos no relvado. Apenas no relvado.

Quero o Benfica blindado a polémicas extra-desportivas, que não seja perseguido por um passado.

Quero verdade, trabalho e humildade.

Quero os sócios a serem tratados como sócios que são. Que não obstante a necessidade do Benfica precisar do contributo de todo e cada sócio, que os sócios não sejam tratados como clientes, usuários ou instrumentos ao serviço de práticas com quase duas décadas de vícios.

Quero um Benfica onde os órgãos sociais dispõem do exacto peso para que foram eleitos.

Quero que as coisas sejam como devem ser. Como era suposto serem. Sem telhados de vidro.

O Benfica vive um momento histórico e particularmente sensível numa era de aceleração, que faz com que mais tarde possa ser tarde demais.

E em função disto, precisa mudar!

Precisa de uma estratégia de gestão coerente, que não tem!

Precisa de um projeto desportivo - que existiu episodicamente - e não tem!

Precisa de dar passos certos e seguros rumo a um processo de internacionalização e expansão bem sucedidos, acompanhados de imperativo sucesso desportivo.

Algo que - a menos que a International Champions Cup sirva para alguma coisa -, muito menos tem acontecido!

E porque é disto que se trata. De desporto e de sucesso desportivo, de capacidade para competir lá fora. O Benfica precisa de ambição renovada e estabilidade.

O Benfica não precisa apenas de sucesso na sua demonstração de resultados… porque não está à venda!! Nem pode estar. 

O Benfica precisa de se emancipar de quem não lhe quer bem, de retomar a senda de se fazer sempre e sustentadamente maior. Maior que todos os outros cá dentro e ombrear com os da nossa dimensão lá fora.

E é, pois, por isto, dentre outras razões, que vos escrevo da alma.

Porque nunca é tarde para fazer o que é correto, do lado certo! Única e exclusivamente, o lado do Benfica. Depende de nós, apenas de nós.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

 - - - HMPTF, sócio *6618 - - -



Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

2 comentários

  1. Boa tarde companheiros Benfiquistas. Antes de mais quero dizer que cresci a ouvir falar deste Benfica, a amar este Benfica. Mas do alto dos meus 34 anos assisti à talvez pior fase desportiva do Clube e mais "recentemente" à descredibilização daquilo que me fez apaixonar por este grande amor, a nossa mística! Para mim é um sentimento quase agridoce ouvir o meu avô e pai falarem de um Benfica que infelizmente já não conheci na sua verdadeira pureza. Faço votos para que esse chama volte a ser de facto, imensa. Dito isto, subscrevo a ideia da necessidade de uma mudança de paradigma. Mas espero honestamente que a oposição a LFV se organize, credibilizar e se apresente como uma verdadeira alternativa à atual "liderança". Saudações e viva o Benfica, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Um estado de alma que subscrevo totalmente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário



Facebook




Mensagens populares

Carta à Cofina

Exmos. Senhores. Começo por vos dizer que sou um Benfiquista e sócio de 4 dígitos. A minha simpatia por tudo quanto é Cofina é nula...como nula é a vossa simpatia pelo meu Glorioso. Neste interim, estamos empatados. Quando estão disponíveis nos cafés, leio por alto as capas do CM, e no Record apenas aquelas duas páginas que dedicam ao Benfica. (normalmente são já notícias requentadas). O Record é mais pró-Sporting. Todos nós sabemos e isso até é o que menos me importa. Cada Jornal segue a linha que quiser. Só compra quem quer! Em casa, passo algumas vezes pela CMTV, mas como as notícias do "assassino" do "pedófilo" da "greve" do "homicida" dos "incêndios" etc etc.. se repetem, repetem, repetem até à exaustão, perco-lhes o interesse e mudo de canal. Mas é outro o assunto que me levou a escrever-vos. Os programas de desporto que vocês exibem todas as noites, onde a barulheira é tal que não se percebe nada do que dizem, a CMTV não

A Máfia, a Maçonaria e o Apito Dourado

Costuma dizer-se que "a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem à superfície". Apareceu agora o testemunho do ex-juiz José Costa Pimenta, um antigo juiz reformado compulsivamente. A Maçonaria manda na justiça em Portugal. pulpuscorruptus.blogspot.com Mas a lei das escutas foi alterada, posteriormente em 2007 (governo Sócrates).

Agarra que é ladrão!

Aos poucos vão-se sabendo os contornos da teia criminosa que os dragartos engendraram na tentativa de pôr "o Benfica de joelhos"... tal como prometia o Soisa Sintra no verão de 1994 mas que foi recebido há 3 semanas na melhor cadeira da nossa Catedral, como se de um amigalhaço de longa data se tratasse. É por estas e por outras que... bem, mas vamos ao que importa; O Benfica Eagle escriba do NGB, servindo-se de várias fontes, banqueteia-nos hoje com uma prosa muito bem articulada . Ali se comprova que há muita malandragem, onde estão incluídos num caldinho muito bem apimentado, elementos da justiça, deputados, antigos colegas de curso do hacker, baluartes manhosos, Canal do Porto mentiroso, viagens à Hungria, jogadores que circulam a troco de favores do tipo uma mão lava a outra... Membro do Painel do Porto Canal que comentava os e-mails, conhece o Hacker. Diogo Faria estudou com Rui Pinto! "Hoje existe outra revelação bombástica que merece destaque, e que liga

Sporka-TV, último prego no caixão?

No momento em que faço este post, faltam 19 horas e 30 minutos para a grande cerimónia na nossa Sagrada Catedral. Estou convicto que no fim desse jogo, o sabor da nossa primeira vitória contra o Bayern será festejada com largo foguetório, pompa e circunstância. E por falar em foguetório, já o estou a fazer e festejar por antecipação porque se vai acabar o mamatório e a chulice, dessa sangue-suga que há muitos anos nos vem chupando o sangue e que dá por nome; SPORKA-TV do Olibeiredo. Hoje, e no que diz respeito ao Glorioso na Champions, será martelado o último prego no caixão do mamão/chupista Olibeiredo. Brindemos!!! Não sei onde dará o jogo, sabemos que a Eleven Sports o transmite mas ainda não chegou a acordo com a MEO e NOS. Parece que podemos subscrever a Eleven Sports no telemóvel ou no computador, mas não é a mesma coisa. A última vez que meti a aplicação MOBDRO no telemóvel, para ver feito Inácio a sporka-TV, encheu-se de vírus e montanhas de jogos, joguinhos e p
Apoio de: apoio master groove