Avançar para o conteúdo principal

Benfica, um caso político (6) conclusão.

Benfica, um caso político
Capítulo 6 (conclusão)

Aos clubes está legalmente vedado o exercício de atividade política. Mas não aos seus adeptos.

Contudo, aqueles têm o direito de cotejar as várias propostas de âmbito nacional na área do desporto com os seus próprios projetos e de, pelos meios legais, influenciar os promotores daqueles, mantendo informados os seus associados.

Quanto aos adeptos, podem e devem integrar a área desportiva no seu exercício de cidadania, de forma a perceberem quais as propostas que melhor garantem os direitos consignados constitucionalmente a todos os cidadãos, aplicados ao desporto.

Há, entre a classe política, uma espécie de nojo do mundo do futebol - exceto quando se trata de grandes celebrações -, atitude que, à mistura com uma certa promiscuidade de bastidores, tem contribuído para a degradação do desporto em Portugal, para o exacerbamento das rivalidades, para a emergência da violência e o abandono dos adeptos.

A classe política desistiu do futebol por considerar os adeptos uma espécie de subcidadãos indignos do seu empenho. Na verdade, quer a prática do desporto quer a fruição do espetáculo desportivo, fazem parte da vida, física e socialmente, saudável do ser humano e por isso, constituem um direito fundamental do Homem, vinculativo da ação das forças políticas.

Algo vai mal numa democracia quando se ouve um político de relevo - no caso, Rui Rio - aconselhar publicamente os seus congéneres a “não se meteram com o futebol”! Como se este fosse habitado por leprosos.

São episódios destes que definem a qualidade de um regime político e explicam o estado caótico do desporto em Portugal. Somos diferentes, ouço dizer por aí, aos adeptos do Benfica.

E não gosto. Não gosto, antes de mais porque parece significar que nós somos os bons e os outros os maus. E não é verdade; há maus entre nós e bons do outro lado.

Mas compreendo que se pretende aludir a limites comportamentais que nos recusamos a ultrapassar por ser essa a cultura do nosso clube. É certo que - pelo menos para mim -, o Benfica é sinónimo de arte, excelência, coragem e respeito pelos outros, valores que devem nortear o mundo benfiquista no dia-a-dia.

Mas é verdade que “somos diferentes” no sentido da militância; por exemplo, do arrumador de carros ao magistrado, passando pelo agente das forças de segurança, pelo professor universitário, pelo político, pelo escritor, enfim, pelo profissional anónimo, os adeptos do Porto defendem, incondicionalmente, sistematicamente, o seu clube, cada um há sua maneira.

Nós somos diferentes de duas formas; em geral, temos um grau de militância comparativamente baixo, por outro lado concentramo-nos quase exclusivamente na crítica interna.

A nossa militância raramente vai além da refilice, do desabafo, do impropério; fazemos barulho inconsequentemente, apesar dalgumas iniciativas individuais mais afoitas, nunca efetuámos uma ação coletiva em defesa do nosso Benfica e, ou, dos seus Dirigentes.

O nosso Estádio foi alvo de sucessivas interdições - cinco ou sete? – ainda pendentes, nos processos judiciais em curso consta que o Ministério Público pede a suspensão do clube das competições desportivas entre 6 meses a 3 anos.

Isto demonstra que os inimigos do Benfica tudo têm feito para acabar com ele e têm sido secundados institucionalmente.

Devem ser levados a sério pois as instituições em causa têm poder para o efeito. Confiamos nelas e aguardamos, de braços cruzados, o desfecho dos processos, esperando que tais absurdos não cheguem a concretizar-se, por ocorrência dum acesso de bom senso em qualquer estádio do processo.

Não estou certo disso.

Não posso deixar de recordar que foi um juiz, ao que constou, dragão de ouro, que condenou Vale e Azevedo ao cúmulo jurídico de 17,5 anos de prisão - diz-se por aí que tem mais 10 anos para cumprir!

Um sério aviso à “nação benfiquista” do longo braço do rival do norte. Uma afirmação de poder institucional.

Recentemente, o assassino de um jovem adepto benfiquista foi, condenado a 12 anos de prisão “por ofensas à integridade física agravadas por morte da vítima”! Em seis anos, ou menos, estará em liberdade condicional!

A Vale e Azevedo, perseguido como um animal raivoso, foi negado, desumanamente, esta prerrogativa geral, tendo cumprido toda a pena até ao último minuto!

Donde vem tanta raiva?

Se a filosofia penal moderna radica na reabilitação social do condenado, no caso do malogrado ex-Presidente do Benfica, a motivação é a vingança, o castigo, o desejo de fazer sofrer. É, acima de tudo, o Benfica que se pretende atingir.

Estou contra e acuso os fautores desta barbaridade.

Aldrabões muito piores, hoje mesmo, andam por aí a rir-se na cara dos representantes do povo na sequência de falcatruas muitíssimo mais avultadas, penalizadoras de todos os cidadãos honrados!

Alguns até foram agraciados com as mais altas condecorações da República! Que país este!

A não interdição dos estádios de Alvalade e do Dragão revela discricionariedade por parte da FPF, intenção de fazer mal ao Benfica - só os prejuízos de bilheteira situar-se-iam entre os 1,5 a 3,5 milhões de euros, acrescidos dos cerca de 500 mil euros de multas anuais; idênticos atos dos rivais foram “agraciados” com penas de multa marginais, ridículas.

Enquanto isso, os adeptos encarnados são implacavelmente esmifrados para ver o seu clube jogar, com a cumplicidade da LPFP! E, muitas vezes, impedidos de usar símbolos do clube e até de o apoiar de forma mais exuberante, como sucedeu recentemente em Braga!

E ninguém se escandaliza! Andam a gozar connosco.

Não tenho a menor dúvida de que, tivessem sido os rivais penalizados de igual forma, assistiríamos a vigílias à porta da FPF (Federação Portuguesa de Futebol e da LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional), manifestações, declarações públicas inflamadas de vários quadrantes na defesa das “vítimas”, e sabe-se lá que mais.

Nós aguardamos pacientemente que o sistema funcione apesar de sabermos que, ele, “o sistema” é contra o Benfica.
Temos gente qualificada entre nós, podemos, por exemplo, fazer um abaixo-assinado e, ou, uma petição para apresentar na FPF, na LPFP, até na Assembleia da República, denunciando as arbitrariedes praticadas sistematicamente, contra o clube do qual somos sócios, exigindo a demissão dos responsáveis implicados, fazer comunicados à imprensa, fazer manifestações pacíficas às portas da FPF e LPFP, etc..

Podíamos constituir um movimento cívico de apoio ao Sport Lisboa e Benfica. A nossa passividade é a força motriz dos inimigos do nosso clube.

Privilegiamos a crítica interna, muitas vezes irrefletidamente. Responsabilizamos os Dirigentes, em particular o Presidente, por tudo o que é negativo e exigimos-lhes, insensatamente, resposta a todas os casos e a superação de todas as adversidades, esquecendo, muitas vezes, que o seu êxito depende da qualidade do nosso apoio.

É certo que a crítica interna é, antes de mais, um recurso que um bom gestor não deve dispensar, apesar do inevitável desconforto que provoca. É dessa turbulência de ideias, mesmo as mais disparatadas, que surgem combinações donde brotam princípios de bons projetos.

Aliás é este o princípio da criação de sinergias, base da gestão moderna, que permite a ultrapassagem da decadência inerente aos ciclos naturais das instituições sujeitas à gestão tradicional. Crítica interna, sim, com ideias estruturadas ou amalucadas, sem dúvida, recusa do messianismo, sim, exigência máxima, sim, mas sem prejuízo do apoio institucional e da defesa externa do clube.

Muitos de nós, exercitamos a crítica interna como forma de fuga ao desconforto do confronto externo perante os detratores do nosso clube, havendo até casos, paradoxais, em que se chega ao ponto de elogiar sociopatas que fazem da disseminação do ódio ao Benfica o seu projeto de vida.

A dissidência interna não deve implicar ausência de solidariedade e, muito menos, implícita ou explicitamente, alinhar no jogo dos inimigos do Benfica. Por mim, não tenho dúvidas; rejeitando o messianismo, sem prejuízo do dever de dissidência, solidarizo-me com os órgãos do clube na defesa externa.

E, no âmbito político não perdoo; penalizarei nas urnas do voto os que prejudicam ou permitem que outros prejudiquem o meu clube.

Sei que não passo dum grão de areia, mas, como diz o poeta, também sei que: “l’areña es un puñadito…pero hay montañas de arenã!

 Peniche 15 de Maio de 2019

 António Barreto

Resultado de imagem para estadio da luz
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

8 comentários

  1. gosto muito de lêr a objetividade e pertinencia dos seus comentàrio.
    obrigado muitas saudações BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
  2. Excelente Post, como é habitual, mas há a considerar que o total afastamento do Benfica das estruturas de decisão da Liga e da FPF, apoiando até verdadeiros inimigos como proença e náundinho das facturas, deixando que os corruptos, apoiados pelos patetas do alvalixo, tomem conta dos conselhos de apintagem e de disciplina, têm causado prejuízos de milhões e custado títulos.

    Não pode o Benfica permitir o regresso em força das roubalheiras que pareciam afastadas nos 2 primeiros anos do Tetra.

    Neste aspecto parece-me criticável a actuação de LFV e da Direcção do Benfica. Digo aqui, como tenho dito noutros Blogues, que se as roubalheiras continuarem e a Direcção do Benfica nada fizer, não contam com o meu voto nas próximas eleições. Mais 40 anos de roubalheiras, não!
    FranciscoB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. O Benfica perdeu influência no espaço público e tem sido demasiado complacente com as estruturas do futebol. Há que mudar de estratégia. Abraço.

      Eliminar
  3. O Benfica deve ponderar seriamente da possibilidade de se filiar na liga espanhola de futebol, deixemos este pântano para quem nele se sente bem, façamos-lhes a vontade eles que fiquem a chafurdar, podem ter a certeza que sem o Glorioso o futuro que se lhes reserva é "lindo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos de nós pensam o mesmo. Até eu. No entanto seria um erro. Seria o fim do Benfica. O Benfica tem que vencer cá dentro; superar todas as vicissitudes que surgirem. Agora, com a concretização da Liga Europeia de que se fala, então sim, o nosso clube pode sair da chafurdice em que está o futebol nacional.

      Eliminar
  4. Excelente. E quanto a Vale e Azevedo e contra o "benficamente correcto" muito do que sucedeu (e está a suceder) ao ex-presidente é consequência da campanha interna e odiosa contra o homem. Usou-se Vale para esconder misérias próprias. E assim se destruiu uma família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo; Vale e Azevedo foi muito maltratado pelo Benfica. E não devia. Foi o Benfica de Vilarinho que forneceu as provas que o levaram à cadeia. Os problemas do clube deviam ter-se resolvido internamente. Azevedo enfrentou os inimigos do Benfica, e o sistema, de frente, era bravo. Foi isso que o tramou. Nem Vilarinho nem Vieira perceberam que ao atacar Azevedo estavam a dividir os adeptos. O que se está a fazer a Vale e Azevedo é desumano. Abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário



Facebook




Mensagens populares

A Máfia, a Maçonaria e o Apito Dourado

Costuma dizer-se que "a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem à superfície". Apareceu agora o testemunho do ex-juiz José Costa Pimenta, um antigo juiz reformado compulsivamente. A Maçonaria manda na justiça em Portugal. pulpuscorruptus.blogspot.com Mas a lei das escutas foi alterada, posteriormente em 2007 (governo Sócrates).

Carta à Cofina

Exmos. Senhores. Começo por vos dizer que sou um Benfiquista e sócio de 4 dígitos. A minha simpatia por tudo quanto é Cofina é nula...como nula é a vossa simpatia pelo meu Glorioso. Neste interim, estamos empatados. Quando estão disponíveis nos cafés, leio por alto as capas do CM, e no Record apenas aquelas duas páginas que dedicam ao Benfica. (normalmente são já notícias requentadas). O Record é mais pró-Sporting. Todos nós sabemos e isso até é o que menos me importa. Cada Jornal segue a linha que quiser. Só compra quem quer! Em casa, passo algumas vezes pela CMTV, mas como as notícias do "assassino" do "pedófilo" da "greve" do "homicida" dos "incêndios" etc etc.. se repetem, repetem, repetem até à exaustão, perco-lhes o interesse e mudo de canal. Mas é outro o assunto que me levou a escrever-vos. Os programas de desporto que vocês exibem todas as noites, onde a barulheira é tal que não se percebe nada do que dizem, a CMTV não

Sporka-TV, último prego no caixão?

No momento em que faço este post, faltam 19 horas e 30 minutos para a grande cerimónia na nossa Sagrada Catedral. Estou convicto que no fim desse jogo, o sabor da nossa primeira vitória contra o Bayern será festejada com largo foguetório, pompa e circunstância. E por falar em foguetório, já o estou a fazer e festejar por antecipação porque se vai acabar o mamatório e a chulice, dessa sangue-suga que há muitos anos nos vem chupando o sangue e que dá por nome; SPORKA-TV do Olibeiredo. Hoje, e no que diz respeito ao Glorioso na Champions, será martelado o último prego no caixão do mamão/chupista Olibeiredo. Brindemos!!! Não sei onde dará o jogo, sabemos que a Eleven Sports o transmite mas ainda não chegou a acordo com a MEO e NOS. Parece que podemos subscrever a Eleven Sports no telemóvel ou no computador, mas não é a mesma coisa. A última vez que meti a aplicação MOBDRO no telemóvel, para ver feito Inácio a sporka-TV, encheu-se de vírus e montanhas de jogos, joguinhos e p

Agarra que é ladrão!

Aos poucos vão-se sabendo os contornos da teia criminosa que os dragartos engendraram na tentativa de pôr "o Benfica de joelhos"... tal como prometia o Soisa Sintra no verão de 1994 mas que foi recebido há 3 semanas na melhor cadeira da nossa Catedral, como se de um amigalhaço de longa data se tratasse. É por estas e por outras que... bem, mas vamos ao que importa; O Benfica Eagle escriba do NGB, servindo-se de várias fontes, banqueteia-nos hoje com uma prosa muito bem articulada . Ali se comprova que há muita malandragem, onde estão incluídos num caldinho muito bem apimentado, elementos da justiça, deputados, antigos colegas de curso do hacker, baluartes manhosos, Canal do Porto mentiroso, viagens à Hungria, jogadores que circulam a troco de favores do tipo uma mão lava a outra... Membro do Painel do Porto Canal que comentava os e-mails, conhece o Hacker. Diogo Faria estudou com Rui Pinto! "Hoje existe outra revelação bombástica que merece destaque, e que liga
Apoio de: apoio master groove