Avançar para o conteúdo principal

Benfica, um caso político (3)

Benfica, um caso político
Capítulo 3

A realidade histórica do Sport Lisboa e Benfica no Antigo Regime tem sido caracterizada por adeptos do futebol - historiadores do desporto, políticos e sociólogos -, como um raro exemplo de democraticidade; uma ilha democrática em plena ditadura.

Um espaço aberto a todos, sem distinção de raça, credo, condição social ou ideologia.

Uma organização de base popular, participada pelos seus associados, cuja estrutura social espelhava os cânones próprios das democracias.

Alguns casos denotam o tipo de pessoas direta ou indiretamente vinculadas ao clube.

Um dos mais notáveis pelo que representou na luta da pela emancipação feminina e pela universalidade do voto, é o da Dr.ª Beatriz Ângelo, natural do Fundão, médica, feminista, e mulher do 3º Presidente do Sport Lisboa, Dr. Januário Barreto; impôs ao Governo pela via judicial, o reconhecimento do seu direito de voto após enviuvar.

Só aos chefes de família, homens, era reconhecido esse direito.

Perante a recusa do Governo em reconhecer-lhe essa qualidade, avançou com uma ação judicial contra o Governo cuja sentença lhe foi favorável.

E votou.

Foi a primeira mulher a fazê-lo. De imediato o Governo republicano alterou a lei eleitoral para impedir o voto das mulheres.

Outro caso é o de Ribeiro dos Reis, jogador de futebol do Benfica de 1913 a 1925, depois técnico e dirigente do mesmo clube, selecionador nacional jornalista e fundador do conhecido Jornal A Bola (juntamente com Cândido de Oliveira), um republicano que suscitou a desconfiança do Estado Novo pela isenção da reportagem que fez nos célebres jogos olímpicos de Berlim em 1939 (sinopse da sua biografia por Astregildo Silva), tendo-se constado que terá desempenhado ações de espionagem a favor dos aliados, durante a 2ª Guerra Mundial.

Episódio interessante é o de António Borges Coutinho, irmão de Duarte Borges Coutinho - ex-Presidente do Benfica de 1969 a 1977 e 4º Marquês da Praia e de Monforte.

António, advogado, adepto das ideias de António Sérgio e Agostinho da Silva, foi apoiante da candidatura de Humberto Delgado, conheceu o drama dos calabouços do Estado Novo - quando, em 1961, procurou alertar a opinião pública para as verdadeiras causas do sequestro do paquete Santa Maria.

Nesta ocasião tornou-se membro da Oposição Democrática pelo Distrito de São Miguel, sua terra natal, juntamente com Melo Antunes - o suposto ideólogo do MFA.

Não sendo marxista distinguiu-se como ativo seguidor do Partido Comunista, a partir de 1978 (wikipédia).

Há ainda o caso de Santana, célebre jogador da equipa de sessenta; o Benfica tê-lo-á livrado dos vários “contratempos” com a PIDE devido à ligação que tinha com a Frelimo.

Apesar de tudo isto, quando constatamos o crescendo de hostilidade que tem ocorrido, nas últimas décadas, no espaço público, relativamente ao Sport Lisboa e Benfica, percebemos que há algo errado.
Descontando os excessos, compreende-se que, perante a ascensão competitiva do Benfica, os dirigentes e alguns adeptos dos seus principais rivais se empenhem na guerra mediática em benefício próprio.

O que não se compreende é uma sistemática passividade das autoridades públicas perante os excessos; difamação e segregação desportiva e social de que têm sido alvo quer o Sport Lisboa e Benfica, quer os seus adeptos e apoiantes.

As próprias forças de segurança e outras autoridades têm revelado posturas diferenciadas, com episódios de violência extrema ante adeptos do Benfica.

Faz todo o sentido perguntarmo-nos o que pode haver de politicamente errado que possa justificar tal enviesamento institucional.

Peniche, 10 de Maio de 2019
António Barreto

Resultado de imagem para benfica campeão nacional

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

1 comentários

  1. Este é o tipo de informação que todos os benfiquistas devem publicitar de maneira a contrariar a contra informação usada pelos dragartos, pelos respetivos dir de comunicação pra influenciar árbitros e fazer a cabeça aos próprios adeptos. Tanto sporting como porto sempre foram os principais beneficiados pelo regime que estrangulava tudo o que queria ser diferente do imposto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário



Facebook




Mensagens populares

Cristiano Ronaldo x Eusébio (parte 2)

PARA O ANÓNIMO E PARA RUI PEDRO BRÁS:  «Anónimo12/09/19, 14:11 Esta lista padece de alguns erros. Desde logo o maior goleador da liga dos campeões é o Cristiano Ronaldo e não o Messi. E a diferença nem é assim tão pequena em favor do português. Não obstante eu ser benfiquista e por isso venerar Eusébio, o facto é que, de forma factual, o Ronaldo é já o maior jogador português de todos os tempos. É certo que Eusébio não desfrutou das condições de Ronaldo, nem jogou no Real Madrid/Man Utd e Juventus, mas o certo é que o Ronaldo ganhou 5 ligas dos campeões. Não foram duas, foram 5, sendo melhor marcador da champions league durante 5 ou 6 anos seguidos. E ganhou 5 bolas de ouro. Está no Olimpo, tal como Eusébio, mas já num patamar superior. E não sou menos benfiquista por reconhecer isto.» SR ANÓNIMO, VAMOS CONTRADITAR AS SUAS TEORIAS. DIZ QUE RONALDO GANHOU CINCO LIGAS DOS CAMPEÕES. 1- Ganhou ele como ganhou o Sérgio Ramos ou qualquer outro jogador suplente do Real Madrid não ut

Paulo Sousa nunca mais!!!

O Benfica, por Jorge Brito, chegou a disponibilizar carro e motorista para o levar a Viseu para o "piolhoso" visitar a família, família essa que passado algum tempo, pouco ligava. Este "piolhoso" cujo cheque de ordenado demorou 11 dias a receber...já estava a dormir debaixo da ponte e a comer da sopa do Sidónio?  O "piolhoso" aproveitou-se de um momento mau que o Glorioso atravessava, mandou às malvas quem fez dele um jogador e o tratou bem, passou-se para o çeportém porque o çeportém lhe prometia metade do dinheiro da transferência para a Juventus. Sousa Cintra começou a ter orgasmos múltiplos porque se sentia feliz em pôr o Benfica de joelhos...de mão estendida...a esmolar! ( na época passada LFV recebeu essa ESCÓRIA, esse monte de merda  na cadeira presidencial do camarote presidencial...e ainda me dizem que LFV é Benfiquista e que defende os valores e o ADN do Benfica!) O Çeportém atrasou-se muitas vezes no pagamento de ordenados porque,

Eusébio ou Cristiano? Os números são como o algodão

RUI PEDRO BRÁS na tvi24 hoje encheu a boca sobre CR7 dizendo que ele é o maior, sustentando a sua teoria nos números. MAS OS SEUS NÚMEROS DEIXAM MUITO A DESEJAR. Vamos pois a números. MARCARAM MAIS GOLOS QUE CR7: Romário, Pelé, Bican, Puskas, Müller, Messi, Zico, Túlio, Binder e Eusébio. Mas vamos só ao Eusébio. TOME NOTA SR RUI PEDRO BRÁS: Eusebio marcou 1,02 golos por jogo. CR7 marcou 0,72 golos por jogo (São só 42% de diferença). Na seleção Eusébio marcou 0,64 golos por jogo e CR7 marcou 0,575 golos por jogo. (São só 11% de diferença) e convém lembrar que Eusébio não andou a jogar com Lituânia azerbeijoes etc etc e levou cinco operações aos joelhos!!! Sr Rui Pedro Brás estude não seja engraxador. Respeite os números dos grandes goleadores maiores do que CR7 entre eles o grande Eusébio. Não vamos agora retirar o grande valor de Cristiano Ronaldo. Mas senhoras Ronaldetes,    RONALDO é um jogador que básicamente empurra bolas para a baliza enquanto que houve jogador

BENFICA NA CORDA BAMBA!

LUÍS FILIPE VIEIRA ENLAMEOU O BENFICA!!!    Segundo notícias judiciais, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, estão em maus lençóis com as trapalhadas que fizeram, enquanto LFV esteve de presidente! 
Apoio de: apoio master groove