Avançar para o conteúdo principal

Benfica, um caso político (2)

Benfica, um caso político.
Capítulo 2

 As receitas da formação e o novo contrato dos direitos desportivos permitiram ao Benfica ultrapassar os constrangimentos de financiamento referidos no capítulo 1 - resolução do fundo de investimento de jogadores e liquidação substancial do passivo bancário.

Porém há mais de uma década que a Administração da SAD procedia à diversificação e dispersão das fontes de financiamento; captação de novos patrocínios e recurso ao mercado obrigacionista.

A independência financeira tornou o clube-SAD menos vulnerável aos jogos de bastidores do sistema bancário - recordo que BES e BCP congelaram as contas do Benfica no tempo de Vale e Azevedo atirando o clube para uma crise sem precedentes.

Com este quadro percebia-se que o passo seguinte na guerra financeira movida ao Benfica seria de natureza reputacional.

Era necessário promover a desconfiança de patrocinadores e dos investidores de forma persistente.

Mais uma vez foi o ex-Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, a dar o primeiro lamiré logo no início do seu turbulento consulado; em plena operação de subscrição pública obrigacionista do Benfica, aquele dirigente, afirmou na comunicação social, que o Benfica estava falido!

Foi evidente a intenção de suscitar a retração da procura dificultando o financiamento do rival.

Afinal, este caso, configura a metáfora dum certo Portugal; a inveja e a falta de nobreza que consiste em preferir enfraquecer o outro em vez de aceitar o desafio da superação.

Fracassada a tentativa seguiu-se o assunto dos vouchers, com o labéu da corrupção agregado.

Todas as instâncias jurisdicionais desportivas decidiram contra o requerente mas o que importou foi degradar a credibilidade pública do velho rival.

Em geral, a comunicação social entrou no jogo, esmiuçando-lhe todos os detalhes com honras de primeira página.

Esgotado o tema, logo emergiu o caso dos mails roubados, como que saído de um qualquer automatismo secreto; um marginal com habilidades tecnológicas, que se afirmou empenhado em combater a corrupção no futebol, acedeu, à margem da lei, a documentação do clube que acabou manipulada e exposta no espaço público.

As autoridades, céleres, fustigaram as instalações do clube da Luz com sucessivas e espalhafatosas buscas, de que resultaram novos danos reputacionais deste. E tudo isto ocorreu quando, em certos jogos do campeonato, os indícios de corrupção eram percetíveis à vista desarmada do comum dos mortais, sem que tal tivesse suscitado - que saiba - qualquer reação por parte das mesmas autoridades!

É este quadro que suscita reflexão mais ampla; será que “o regime” político vigente tem algum problema com o Benfica?
Eu acho que tem e que é necessário denunciá-lo, olhos nos olhos.

Até porque é um caso extrapolável a outros setores da sociedade.

 Peniche, 7 de Maio de 2019
 António Barreto

Resultado de imagem para Benfica clube fotos
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

10 comentários

  1. A espingarda rebentou lhe no FOCINHO, agora o tema é recorrer para o tribunal do direito do homem como se estes trastes fossem gente, o que ficará para a História será sempre o clube que foi condenado assim como o seu presidente por praticas de CORRUPÇÃO foi somente o F. C. Porto, isto sim ficará e perderá enquanto houver Humanidade, para a vergonha deles.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente Brilhante!
    pedro esteves - sócio 6598

    ResponderEliminar
  3. Simples Antonio. O Benfica é Um clube nacional e isso entristece todas as forças politicas que querem acabar com o escalao nacional para passar ao nivel supranacional tipo ana Gomes a europeista por exemplo. Para fazer isso essas forças precisam de partir o sentimento nacional encorajando o regionalismo como fizeram com a catalunha por exemplo e o fekepe aqui. Desta forma estamos presos por baixo e por cima. Saudacoes gloriosas

    ResponderEliminar
  4. Brilhante, muito bem. Só uma correcção: as contas foram congeladas com Manuel Damásio. E quem apanhou com essas contas foi o Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  5. O que me dá a entender, pelo que vou conhecendo do comportamento humano, é a falta de coragem de políticos benfiquistas! Como todos sabemos, o verdadeiro Benfiquista é associado ao 'povo', sendo que a classe política faz de tudo pra não ser reconhecida nesse estatuto social. Também sabemos que os lagartos têm a mania de pertencer a uma tal 'classe ilustre', considerando-se nobres e até 'diferentes'! Na política eles esforçam-se pra beneficiar o mais possível o clube, estando nós em desvantagem já que os da nossa cor têm até, acho eu, alguma vergonha do que o nosso glorioso clube representa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que a situação é um pouco diferente; nestes 45 anos o nosso Pinto da Costa e mais uns quantos, foram difundindo a ideia que o Benfica é um símbolo do salazarismo. Isto desconforta os políticos em geral, que preferem manter-se a distância, exceto nos grandes momentos.

      Eliminar
  6. Tudo o que tem sido feito contra o Benfica, com beneplácitos vários (na área desportiva, política, empresarial e justiça) não é mais do que tentar nivelar por baixo os três maiores clubes nacionais!
    A bem da competição, que por sua vez desagua e engorda a indústria do desporto, e nas grandes dívidas que os clubes tem para com a banca e privados!
    Sem competição renhida não há receitas geradas a partir de 10 milhões de adeptos mas só, caso o Glorioso dominasse o desporto nacional, a partir de 6 milhões!
    Os bancos não conseguiriam cobrar as astronómicas dívidas da dragartagem, senão vejam-se os perdões que tem sido dados de forma a mantê-los ligados à máquina!
    Toda a corja de comentadores, jornalistas, jornais e pés de microfone azuis e verdes que entopem tudo quanto é informação rasca, zarolha, maldizente e manipuladora levaria um desbaste enorme!
    E tudo porque a dragartagem, fruto das sucessivas más gestões, da delapidação propositada em benefício próprio de muita chulangaria que por lá passa, não consegue dar a volta por cima de forma e apresentarem-se como clubes capazes de crescer, de aumentar a sua base de sustentação, de serem apetecíveis ao investimento!
    Então, a solução é a vergonha (num país dito democrático) a que se tem assistido!
    O S.L.B., por razões que todos sabemos, porque assistimos, está a ser conduzido por gente que não é Benfiquista, como tal, permeável e de rabo preso aos interesses da indústria!
    Que não são de forma nenhuma os do Clube!
    Comparo a situação do desporto em Portugal à situação da crise entre os EUA e o Irão!
    Como acomodar interesses antagónicos de forma a que todos saiam por cima é a pergunta que se põe e para a qual não vejo gente interessada em encontrar resposta!
    Entretanto, lá vai a dragartagem dando luta, suja e mais por fora que por dentro e quem preside aos destinos do Glorioso não quer (e não sabe) dar a volta.
    E mais uma vez ponho a questão:
    Haverá quem, dentre os associados com anos para poder presidir aos destinos do Benfica, que saiba e tenha o poder de pôr toda essa já enorme escória de gente (o que se faz, a tão baixo que se chega para pôr pão na mesa!) no lugar?
    E ao mesmo tempo relançar o Clube no panorama internacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não compreendi se fez um elogio pela gestão competente, se tá a pôr defeitos por o clube ter nessa mesma gestão alguns que não serão benfiquistas. Fiquei até com a sensação que você acha que esses mesmos gestores estarão a minar o clube por dentro. Será que você acha que um gestor da Colgate não poderá usar uma pasta de dentes da Oral B? Não acha uma postura um bocado exagerada???

      Eliminar

Enviar um comentário



Facebook




Mensagens populares

Cristiano Ronaldo x Eusébio (parte 2)

PARA O ANÓNIMO E PARA RUI PEDRO BRÁS:  «Anónimo12/09/19, 14:11 Esta lista padece de alguns erros. Desde logo o maior goleador da liga dos campeões é o Cristiano Ronaldo e não o Messi. E a diferença nem é assim tão pequena em favor do português. Não obstante eu ser benfiquista e por isso venerar Eusébio, o facto é que, de forma factual, o Ronaldo é já o maior jogador português de todos os tempos. É certo que Eusébio não desfrutou das condições de Ronaldo, nem jogou no Real Madrid/Man Utd e Juventus, mas o certo é que o Ronaldo ganhou 5 ligas dos campeões. Não foram duas, foram 5, sendo melhor marcador da champions league durante 5 ou 6 anos seguidos. E ganhou 5 bolas de ouro. Está no Olimpo, tal como Eusébio, mas já num patamar superior. E não sou menos benfiquista por reconhecer isto.» SR ANÓNIMO, VAMOS CONTRADITAR AS SUAS TEORIAS. DIZ QUE RONALDO GANHOU CINCO LIGAS DOS CAMPEÕES. 1- Ganhou ele como ganhou o Sérgio Ramos ou qualquer outro jogador suplente do Real Madrid não ut

Paulo Sousa nunca mais!!!

O Benfica, por Jorge Brito, chegou a disponibilizar carro e motorista para o levar a Viseu para o "piolhoso" visitar a família, família essa que passado algum tempo, pouco ligava. Este "piolhoso" cujo cheque de ordenado demorou 11 dias a receber...já estava a dormir debaixo da ponte e a comer da sopa do Sidónio?  O "piolhoso" aproveitou-se de um momento mau que o Glorioso atravessava, mandou às malvas quem fez dele um jogador e o tratou bem, passou-se para o çeportém porque o çeportém lhe prometia metade do dinheiro da transferência para a Juventus. Sousa Cintra começou a ter orgasmos múltiplos porque se sentia feliz em pôr o Benfica de joelhos...de mão estendida...a esmolar! ( na época passada LFV recebeu essa ESCÓRIA, esse monte de merda  na cadeira presidencial do camarote presidencial...e ainda me dizem que LFV é Benfiquista e que defende os valores e o ADN do Benfica!) O Çeportém atrasou-se muitas vezes no pagamento de ordenados porque,

Eusébio ou Cristiano? Os números são como o algodão

RUI PEDRO BRÁS na tvi24 hoje encheu a boca sobre CR7 dizendo que ele é o maior, sustentando a sua teoria nos números. MAS OS SEUS NÚMEROS DEIXAM MUITO A DESEJAR. Vamos pois a números. MARCARAM MAIS GOLOS QUE CR7: Romário, Pelé, Bican, Puskas, Müller, Messi, Zico, Túlio, Binder e Eusébio. Mas vamos só ao Eusébio. TOME NOTA SR RUI PEDRO BRÁS: Eusebio marcou 1,02 golos por jogo. CR7 marcou 0,72 golos por jogo (São só 42% de diferença). Na seleção Eusébio marcou 0,64 golos por jogo e CR7 marcou 0,575 golos por jogo. (São só 11% de diferença) e convém lembrar que Eusébio não andou a jogar com Lituânia azerbeijoes etc etc e levou cinco operações aos joelhos!!! Sr Rui Pedro Brás estude não seja engraxador. Respeite os números dos grandes goleadores maiores do que CR7 entre eles o grande Eusébio. Não vamos agora retirar o grande valor de Cristiano Ronaldo. Mas senhoras Ronaldetes,    RONALDO é um jogador que básicamente empurra bolas para a baliza enquanto que houve jogador

BENFICA NA CORDA BAMBA!

LUÍS FILIPE VIEIRA ENLAMEOU O BENFICA!!!    Segundo notícias judiciais, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, estão em maus lençóis com as trapalhadas que fizeram, enquanto LFV esteve de presidente! 
Apoio de: apoio master groove