Avançar para o conteúdo principal

José Bastos, primeiro guarda-redes a sofrer um golo de Eusébio em Portugal

Esta tarde encontrei no Pingo Doce o Campeão Latino José Bastos com a sua simpática esposa.

Já antes, aquando do funeral do SARAIVA, Campeão Europeu, tinha estado com ele mais uns quantos Monstros Sagrados. Foi uma agradável conversa e deu para constatar que a mulher do Bastos é um verdadeiro livro de memórias.

Como homenagem ao grande Campeão e Benfiquista sofredor, edito aqui no blogue uma entrevista que em tempos deu ao Record.


JOSÉ BASTOS: «AS MINHAS MÃOS FICARAM DORMENTES»

PRIMEIRO GUARDA-REDES A SOFRER GOLO DO KING EM PORTUGAL





23 de maio de 1961. É uma data que fica para a história. Foi o primeiro jogo de Eusébio com a camisola do Benfica frente ao Atlético. O King fez 3 golos e os encarnados ganharam por 4-2.

RECORD – O jogo de estreia de Eusébio foi há mais de meio século. Como se sentiu ao sofrer três golos daquele que mais tarde seria o melhor jogador de sempre?

JOSÉ BASTOS – Devo dizer que até ao princípio dessa época 1960-1961 estava a treinar-me no Benfica e assisti aos primeiros treinos de Eusébio. Ele já dava claras indicações que poderia vir a ser um avançado temível. Tinha um forte remate. E nessa altura todos nós sabíamos que mais tarde ou mais cedo alguém teria de sair para ele entrar.

R – Mas de concreto do que se lembra desse encontro?

JB – Foi um jogo particular que serviu para a apresentação do Eusébio. Os jogadores do Benfica receberam as faixas de campeões nacionais e depois houve o tal encontro com o Atlético, que era da 1.ª Divisão e tinha uma equipa muito jeitosa.

R – E você foi o primeiro guarda-redes a sofrer golos do Pantera Negra. Foram logo três...

JB – O Eusébio jogou muito bem e as atenções estavam voltadas para ele. Como disse, já sabíamos das suas qualidades, mas nunca pensámos que ele fosse tão bom nos jogos como nos treinos. Afinal, ele era mesmo demolidor, marcava bem a diferença.

R – O que mais o surpreendeu no Eusébio?

JB – Um poder de remate brutal e uma grande capacidade de aceleração com bola. Uma coisa nunca vista em Portugal.

R – A defesa do Atlético não terá comprometido em demasia?

JB – Nada disso. Tínhamos um grande orgulho e uma boa equipa. Naquele ano quem estava à frente do Atlético era um treinador espanhol, Manolo Ibáñez, que nos incutiu um espírito de luta. E até marcámos dois golos no Estádio da Luz.

R – O Eusébio era difícil de marcar?

JB – Para ser sincero, o Eusébio nem precisava de chegar perto da baliza para fazer golo. Na zona do meio-campo arrancava em velocidade, passava pelos adversários, ganhava vantagem e aí a 20 metros da baliza chutava com toda a força. Não estava para ali a fazer fintas e mais fintas à espera de um deslize do oponente.

R – Lembra-se das palavras do treinador do Atlético ao intervalo?

JB – Só queríamos pensar que aquilo que estava a acontecer não se iria repetir na segunda parte, mas o pior é que aconteceu. Depois o Eusébio decidiu abrir o livro e partiu a loiça toda.

R – Ficou com a ideia que foi mal batido?

JB – Sei que fiz uma boa exibição e estava numa boa forma. Depois até se passou uma coisa muito curiosa. O Bella Guttmann era treinador do Benfica e viu-me depois em alguns jogos, pedindo mais tarde ao dirigente Gastão Silva para me contratar. Mal ele sabia que tinha dado ordens para eu sair da Luz quando contraí uma lesão no pulso e fiquei parado durante quase um ano.

R – A imagem de marca de Eusébio ficou logo presente no jogo de estreia?

JB – Desde o início. Ele era um rematador nato por excelência. Nessa altura, os guarda-redes não tinham luvas e recordo-me que no final do jogo fiquei com as minhas mãos dormentes tal era a violência dos remates do Eusébio, algo nunca visto. E toda a gente sabia que eu tinha umas mãos seguras.

R – Como era essa rivalidade com o Costa Pereira?

JB – Éramos muito amigos e até cheguei a dizer ao Otto Glória uma vez para ele colocar o Costa Pereira no meu lugar quando era titular. Mas o senhor Otto Glória disse-me que o Benfica só tinha 1 ponto de vantagem sobre o FC Porto e era muito importante a equipa ganhar o jogo fora frente ao V. Setúbal. Além disso, alertou-me para outra coisa. Se o Costa Pereira falhasse nesse jogo, teria toda a massa associativa contra ele...


Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Facebook




Mensagens populares

Cristiano Ronaldo x Eusébio (parte 2)

PARA O ANÓNIMO E PARA RUI PEDRO BRÁS:  «Anónimo12/09/19, 14:11 Esta lista padece de alguns erros. Desde logo o maior goleador da liga dos campeões é o Cristiano Ronaldo e não o Messi. E a diferença nem é assim tão pequena em favor do português. Não obstante eu ser benfiquista e por isso venerar Eusébio, o facto é que, de forma factual, o Ronaldo é já o maior jogador português de todos os tempos. É certo que Eusébio não desfrutou das condições de Ronaldo, nem jogou no Real Madrid/Man Utd e Juventus, mas o certo é que o Ronaldo ganhou 5 ligas dos campeões. Não foram duas, foram 5, sendo melhor marcador da champions league durante 5 ou 6 anos seguidos. E ganhou 5 bolas de ouro. Está no Olimpo, tal como Eusébio, mas já num patamar superior. E não sou menos benfiquista por reconhecer isto.» SR ANÓNIMO, VAMOS CONTRADITAR AS SUAS TEORIAS. DIZ QUE RONALDO GANHOU CINCO LIGAS DOS CAMPEÕES. 1- Ganhou ele como ganhou o Sérgio Ramos ou qualquer outro jogador suplente do Real Madrid não ut

Paulo Sousa nunca mais!!!

O Benfica, por Jorge Brito, chegou a disponibilizar carro e motorista para o levar a Viseu para o "piolhoso" visitar a família, família essa que passado algum tempo, pouco ligava. Este "piolhoso" cujo cheque de ordenado demorou 11 dias a receber...já estava a dormir debaixo da ponte e a comer da sopa do Sidónio?  O "piolhoso" aproveitou-se de um momento mau que o Glorioso atravessava, mandou às malvas quem fez dele um jogador e o tratou bem, passou-se para o çeportém porque o çeportém lhe prometia metade do dinheiro da transferência para a Juventus. Sousa Cintra começou a ter orgasmos múltiplos porque se sentia feliz em pôr o Benfica de joelhos...de mão estendida...a esmolar! ( na época passada LFV recebeu essa ESCÓRIA, esse monte de merda  na cadeira presidencial do camarote presidencial...e ainda me dizem que LFV é Benfiquista e que defende os valores e o ADN do Benfica!) O Çeportém atrasou-se muitas vezes no pagamento de ordenados porque,

Eusébio ou Cristiano? Os números são como o algodão

RUI PEDRO BRÁS na tvi24 hoje encheu a boca sobre CR7 dizendo que ele é o maior, sustentando a sua teoria nos números. MAS OS SEUS NÚMEROS DEIXAM MUITO A DESEJAR. Vamos pois a números. MARCARAM MAIS GOLOS QUE CR7: Romário, Pelé, Bican, Puskas, Müller, Messi, Zico, Túlio, Binder e Eusébio. Mas vamos só ao Eusébio. TOME NOTA SR RUI PEDRO BRÁS: Eusebio marcou 1,02 golos por jogo. CR7 marcou 0,72 golos por jogo (São só 42% de diferença). Na seleção Eusébio marcou 0,64 golos por jogo e CR7 marcou 0,575 golos por jogo. (São só 11% de diferença) e convém lembrar que Eusébio não andou a jogar com Lituânia azerbeijoes etc etc e levou cinco operações aos joelhos!!! Sr Rui Pedro Brás estude não seja engraxador. Respeite os números dos grandes goleadores maiores do que CR7 entre eles o grande Eusébio. Não vamos agora retirar o grande valor de Cristiano Ronaldo. Mas senhoras Ronaldetes,    RONALDO é um jogador que básicamente empurra bolas para a baliza enquanto que houve jogador

BENFICA NA CORDA BAMBA!

LUÍS FILIPE VIEIRA ENLAMEOU O BENFICA!!!    Segundo notícias judiciais, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, estão em maus lençóis com as trapalhadas que fizeram, enquanto LFV esteve de presidente! 
Apoio de: apoio master groove