Avançar para o conteúdo principal

José Bastos, primeiro guarda-redes a sofrer um golo de Eusébio em Portugal

Esta tarde encontrei no Pingo Doce o Campeão Latino José Bastos com a sua simpática esposa.

Já antes, aquando do funeral do SARAIVA, Campeão Europeu, tinha estado com ele mais uns quantos Monstros Sagrados. Foi uma agradável conversa e deu para constatar que a mulher do Bastos é um verdadeiro livro de memórias.

Como homenagem ao grande Campeão e Benfiquista sofredor, edito aqui no blogue uma entrevista que em tempos deu ao Record.


JOSÉ BASTOS: «AS MINHAS MÃOS FICARAM DORMENTES»

PRIMEIRO GUARDA-REDES A SOFRER GOLO DO KING EM PORTUGAL





23 de maio de 1961. É uma data que fica para a história. Foi o primeiro jogo de Eusébio com a camisola do Benfica frente ao Atlético. O King fez 3 golos e os encarnados ganharam por 4-2.

RECORD – O jogo de estreia de Eusébio foi há mais de meio século. Como se sentiu ao sofrer três golos daquele que mais tarde seria o melhor jogador de sempre?

JOSÉ BASTOS – Devo dizer que até ao princípio dessa época 1960-1961 estava a treinar-me no Benfica e assisti aos primeiros treinos de Eusébio. Ele já dava claras indicações que poderia vir a ser um avançado temível. Tinha um forte remate. E nessa altura todos nós sabíamos que mais tarde ou mais cedo alguém teria de sair para ele entrar.

R – Mas de concreto do que se lembra desse encontro?

JB – Foi um jogo particular que serviu para a apresentação do Eusébio. Os jogadores do Benfica receberam as faixas de campeões nacionais e depois houve o tal encontro com o Atlético, que era da 1.ª Divisão e tinha uma equipa muito jeitosa.

R – E você foi o primeiro guarda-redes a sofrer golos do Pantera Negra. Foram logo três...

JB – O Eusébio jogou muito bem e as atenções estavam voltadas para ele. Como disse, já sabíamos das suas qualidades, mas nunca pensámos que ele fosse tão bom nos jogos como nos treinos. Afinal, ele era mesmo demolidor, marcava bem a diferença.

R – O que mais o surpreendeu no Eusébio?

JB – Um poder de remate brutal e uma grande capacidade de aceleração com bola. Uma coisa nunca vista em Portugal.

R – A defesa do Atlético não terá comprometido em demasia?

JB – Nada disso. Tínhamos um grande orgulho e uma boa equipa. Naquele ano quem estava à frente do Atlético era um treinador espanhol, Manolo Ibáñez, que nos incutiu um espírito de luta. E até marcámos dois golos no Estádio da Luz.

R – O Eusébio era difícil de marcar?

JB – Para ser sincero, o Eusébio nem precisava de chegar perto da baliza para fazer golo. Na zona do meio-campo arrancava em velocidade, passava pelos adversários, ganhava vantagem e aí a 20 metros da baliza chutava com toda a força. Não estava para ali a fazer fintas e mais fintas à espera de um deslize do oponente.

R – Lembra-se das palavras do treinador do Atlético ao intervalo?

JB – Só queríamos pensar que aquilo que estava a acontecer não se iria repetir na segunda parte, mas o pior é que aconteceu. Depois o Eusébio decidiu abrir o livro e partiu a loiça toda.

R – Ficou com a ideia que foi mal batido?

JB – Sei que fiz uma boa exibição e estava numa boa forma. Depois até se passou uma coisa muito curiosa. O Bella Guttmann era treinador do Benfica e viu-me depois em alguns jogos, pedindo mais tarde ao dirigente Gastão Silva para me contratar. Mal ele sabia que tinha dado ordens para eu sair da Luz quando contraí uma lesão no pulso e fiquei parado durante quase um ano.

R – A imagem de marca de Eusébio ficou logo presente no jogo de estreia?

JB – Desde o início. Ele era um rematador nato por excelência. Nessa altura, os guarda-redes não tinham luvas e recordo-me que no final do jogo fiquei com as minhas mãos dormentes tal era a violência dos remates do Eusébio, algo nunca visto. E toda a gente sabia que eu tinha umas mãos seguras.

R – Como era essa rivalidade com o Costa Pereira?

JB – Éramos muito amigos e até cheguei a dizer ao Otto Glória uma vez para ele colocar o Costa Pereira no meu lugar quando era titular. Mas o senhor Otto Glória disse-me que o Benfica só tinha 1 ponto de vantagem sobre o FC Porto e era muito importante a equipa ganhar o jogo fora frente ao V. Setúbal. Além disso, alertou-me para outra coisa. Se o Costa Pereira falhasse nesse jogo, teria toda a massa associativa contra ele...


Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

0 comentários



Facebook




Mensagens populares

A Máfia, a Maçonaria e o Apito Dourado

Costuma dizer-se que "a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem à superfície". Apareceu agora o testemunho do ex-juiz José Costa Pimenta, um antigo juiz reformado compulsivamente. A Maçonaria manda na justiça em Portugal. pulpuscorruptus.blogspot.com Mas a lei das escutas foi alterada, posteriormente em 2007 (governo Sócrates).

Carta à Cofina

Exmos. Senhores. Começo por vos dizer que sou um Benfiquista e sócio de 4 dígitos. A minha simpatia por tudo quanto é Cofina é nula...como nula é a vossa simpatia pelo meu Glorioso. Neste interim, estamos empatados. Quando estão disponíveis nos cafés, leio por alto as capas do CM, e no Record apenas aquelas duas páginas que dedicam ao Benfica. (normalmente são já notícias requentadas). O Record é mais pró-Sporting. Todos nós sabemos e isso até é o que menos me importa. Cada Jornal segue a linha que quiser. Só compra quem quer! Em casa, passo algumas vezes pela CMTV, mas como as notícias do "assassino" do "pedófilo" da "greve" do "homicida" dos "incêndios" etc etc.. se repetem, repetem, repetem até à exaustão, perco-lhes o interesse e mudo de canal. Mas é outro o assunto que me levou a escrever-vos. Os programas de desporto que vocês exibem todas as noites, onde a barulheira é tal que não se percebe nada do que dizem, a CMTV não

Sporka-TV, último prego no caixão?

No momento em que faço este post, faltam 19 horas e 30 minutos para a grande cerimónia na nossa Sagrada Catedral. Estou convicto que no fim desse jogo, o sabor da nossa primeira vitória contra o Bayern será festejada com largo foguetório, pompa e circunstância. E por falar em foguetório, já o estou a fazer e festejar por antecipação porque se vai acabar o mamatório e a chulice, dessa sangue-suga que há muitos anos nos vem chupando o sangue e que dá por nome; SPORKA-TV do Olibeiredo. Hoje, e no que diz respeito ao Glorioso na Champions, será martelado o último prego no caixão do mamão/chupista Olibeiredo. Brindemos!!! Não sei onde dará o jogo, sabemos que a Eleven Sports o transmite mas ainda não chegou a acordo com a MEO e NOS. Parece que podemos subscrever a Eleven Sports no telemóvel ou no computador, mas não é a mesma coisa. A última vez que meti a aplicação MOBDRO no telemóvel, para ver feito Inácio a sporka-TV, encheu-se de vírus e montanhas de jogos, joguinhos e p

Agarra que é ladrão!

Aos poucos vão-se sabendo os contornos da teia criminosa que os dragartos engendraram na tentativa de pôr "o Benfica de joelhos"... tal como prometia o Soisa Sintra no verão de 1994 mas que foi recebido há 3 semanas na melhor cadeira da nossa Catedral, como se de um amigalhaço de longa data se tratasse. É por estas e por outras que... bem, mas vamos ao que importa; O Benfica Eagle escriba do NGB, servindo-se de várias fontes, banqueteia-nos hoje com uma prosa muito bem articulada . Ali se comprova que há muita malandragem, onde estão incluídos num caldinho muito bem apimentado, elementos da justiça, deputados, antigos colegas de curso do hacker, baluartes manhosos, Canal do Porto mentiroso, viagens à Hungria, jogadores que circulam a troco de favores do tipo uma mão lava a outra... Membro do Painel do Porto Canal que comentava os e-mails, conhece o Hacker. Diogo Faria estudou com Rui Pinto! "Hoje existe outra revelação bombástica que merece destaque, e que liga
Apoio de: apoio master groove