Avançar para o conteúdo principal

LFV esmiuçado!


Quase 24 horas depois, fica a minha opinião acerca do que se passou, e do que assisti na última Assembleia Geral do SLB (AG):

Luís Filipe Vieira (LFV) está numa encruzilhada. Está confuso e não entende os sócios. Chama-lhes ingratos e acha-se maior do que o cargo que ocupa. LFV não é O Presidente. Está como Presidente. LFV não entende a diferença, e quem o colocou lá, pode, quando entender, retirá-lo da cadeira que ocupa.

LFV não entende muita coisa. Não entende que não herdou apenas um clube falido. Herdou a maior instituição nacional. Dos muitos méritos que teve, e que ninguém esquece, nenhum se transformou numa carta branca para poder fazer do Benfica, o Benfica que ele deseja.

O Benfica faz-se para o que os sócios querem e para que honre os valores que são mais antigos que a República Portuguesa. Na cadeira que ocupa, já antes se sentaram Félix Bermudes, Manuel da Conceição Afonso, Júlio Ribeiro da Costa, João Tamagnini Barbosa, Duarte Borges Coutinho, notórios democratas que preservaram a Liberdade e a Democracia no Benfica, precisamente quando em Portugal era mais difícil fazê-lo - durante a Ditadura o Estado Novo.

Nessa altura, em que todos se alinhavam pelas ideias impostas, no Benfica votava-se. Apenas no Benfica se votava. Gente que na sua vida, apenas num lugar exerceu o direito ao voto: no Benfica!

LFV não sabe isso. Não entende o que é o Benfica.

Para LFV, o Benfica nasceu no dia que ele foi eleito. O que não sabe, é que no dia da sua primeira eleição nasceu um Benfica que ele Ama, mas muitas vezes não é o Benfica que a história conheceu.

Na última AG, uma vez mais, ouviu uma geração nova que conhece o que é o Benfica. Não apenas o Benfica de LFV, mas o Benfica que seus pais e avós lhes deram a conhecer, pela mão e pela paixão. Uma geração que é exigente e que não se conforma com 4 campeonatos ganhos em 5.


LFV não entende que estes "ingratos" nasceram nas décadas de 70' e 80' onde o Benfica passeava pelos campeonatos sem derrotas, ou vivia noites Gloriosas na Europa. Antes de LFV, em 80 anos de vida o Benfica tinha perdido 4 vezes em casa nas competições maiores internacionais. Nos últimos 2 anos já perdemos mais. Com mais dinheiro…

LFV não entende que para lá de Vilar Formoso conhecem o Benfica não pelo seu Estádio, pela sua Academia ou pelas vendas milionárias. Conhecem sim pela sua Massa Associativa, pelas conquistas do passado e pelo seu exemplo na sociedade Portuguesa durante várias gerações.

LFV não entende que os sócios lhe relembrem que não foram eles que trouxeram Paulo Gonçalves ou Luís Bernardo para o Benfica. Foi ele mesmo!!

LFV não entende que não basta pregar que se é sério. No Benfica não era necessário pregar isso. No Benfica as pessoas eram sérias, e por isso eram Presidentes.

LFV sabe que as vitórias nascem de alicerces. Mas LFV não entende que esses alicerces não são apenas com 1 balde de cimento, 2 de areia e 3 de água. São alicerces que fazem golos, que devolvam a Paixão ao Sócio e não ao cliente e que acima de tudo nos permita ganhar.

Mas a grande falha de LFV é não saber ganhar. Não é ganhar no sentido da vitória, mas na forma como se ganha: GANHAR À BENFICA! Ganhar na paixão, no exemplo e nos valores. Ganhar com o Coração e não com o "Corporate". Ganhar com os adeptos que fizeram o clube e não ganhar apenas para a CMVM.

LFV perdeu a cabeça. E vai perder mais vezes. A camisola é pesada para os jogadores e muito mais para o Presidente. LFV não está à altura.

Agora inicia-se o fim do ciclo de LFV e do ciclo em que ele foi dono da estratégia do betão, tão necessária. Agora começa o ciclo do Futebol, e como ele diz: de Futebol, não percebe nada!

LFV foi um homem certo na altura certa. A história não se reescreve e ele assegurou um lugar de mérito na história do Benfica. Ninguém se esquecerá que teve importância decisiva no que vivemos hoje, mesmo sabendo que ele não passou as angústias que nós passámos nas malditas décadas de 90’ e 00’. Nem ele, nem muitos dos que o rodeiam.

Obrigado LFV pelo legado, mas está na hora de devolver o Benfica ao Benfica.

Ricardo G. Pedro Soares 1 Outubro, 2019 (NGB)
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

6 comentários blogger

  1. É tudo muito bonito falar por emoção sem pensar verdadeiramente na obra feita por Vieira. Querem maior elogio ao Benfica atual de Vieira do que a resposta dada por um dos treinadores que recusou ingressar no Sporting? Já se esqueceram das 2 décadas em que andámos a ser geridos também como um clube de malucos? Já se interrogaram porque é que os nossos maiores adversários conspiram constantemente contra o LFV querendo a sua queda? Se não fosse o melhor presidente da história do Benfica, não seria atacado com rumores, boatos, diz que disse de tal modo, que até faz parecer o Pinto da Costa um santo. Alguma vez fugiu para Vigo? Alguma vez foi condenado?
    Ele fez-nos recuperar a credibilidade e a hegemonia nacional. Sejam sábios, ganhar a liga dos campeões atualmente não é para os dentes de nenhuma equipa portuguesa. Querem deitar tudo a perder e voltar à era do grande endividamento e não ganhar nem cá dentro nem lá fora? Já não nos chega as dificuldades criadas pelo nosso maior adversário com a nossa equipa a ter que lutar constantemente contra tudo e contra todos devido a equipas de arbitragens ao serviço da liga Blue Velvet? Entre um candidato que fala muito bem e um que fez muito bem ao Benfica eu não hesito, votarei em Vieira enquanto ele for candidato.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro, não tenha medo e aceite que nada
      dura para sempre.
      Repare que LFV tem uma memória seletiva e entenda que ninguém exige ao Benfica ser campeão europeu. Mas devíamos exigir que estivesse sempre presente nos oitavos de final BV da CL e a partir daí logo se veria.
      Lembre-se que o projeto do Seixal não saiu da cabeça do LFV, ele executou o que estava projectado. Lembre-se também que o Benfica em 2005 estava nos 4os da Champions, talvez não tivesse assim tão mal.
      Esperemos que exista alguém com vontade de se candidatar que seja sério, honesto e benfiquista com um projecto que eleve o Benfica ao lugar que merece; que contribua para um melhoria no futebol português.
      E que o mesmo aconteça nos rivais. Veja o exemplo do Porto. Acha que vale a pena manter um Presidente por tanto tempo?!
      Abraço

      Eliminar
    2. Para mim! benfiquista que fale mal deste presidente, não sei o que lhe dizer ou chamar. Faz-me lembrar um ditado. '' Cagou no Prato de quem lhe deu de comer'' deve ser daqueles que depois de receber os Bens dos Paìs, os poem no asilo.

      Eliminar
    3. Ninguém falou mal do presidente actual. Fez o seu trabalho, estamos agradecidos e está na hora de passar o lugar. Terá o nome gravado no museu do Benfica tal como os anteriores. É hora de mudar!! E vai mudar porque a sua e outras gerações não vão durar para sempre. Abra a mente, aceite a mudança, tire as palas dos olhos...

      Eliminar
  2. O presidente estará enquanto os sócios quiserem que esteja. Não me parece que LFV tenha tomado o poder de assalto. Os sócios votaram num projeto encabeçado por uma pessoa. Quem discorda que se apresente a eleições com um projecto em que acredite e deixe os sócios decidir. É assim em democracia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se discordar e criticar o Governo, também tenho que me apresentar a eleições para primeiro-ministro?

      Eliminar

Enviar um comentário



Mensagens populares

Para Vieira, o Benfica era um clube de merd@

Depois de ler o artigo no Blogue "Em Defesa do Benfica" ( VER AQUI ) escrito pelo consócio Sr. Manoel Barbosa que foi "Director das filiais, Casas, Delegações e Cultura, entre Novembro de 2000 e Maio de 2002" da lista de Vilarinho, além de ficar mais esclarecido sobre o que se passou na época, ficámos também a saber que o Benfica para o Vieira; " era um clube de merda ".

O Glorioso merece um Presidente Benfiquista!!!

««Sobre as eleições em Outubro, quem eu não quero como presidente: um que, em 2001 e 2002 me dizia (e também a outros Benfiquistas por ele desconhecidos) sobre o Clube, " eu é que tenho de pegar naquela merda ", não se retraía, continha, a menosprezar o Presidente. Que após discursar nunca disse "Viva o Benfica!" ou no mínimo que fosse, "Viva a Instituição !" E não só, por isto»» Manoel Barbosa (Director das Filiais, Casas, Delegações e Cultura, entre Novembro de 2000 e Maio de 2002)

Vamos fingir que nada disto aconteceu?

Será que os Benfiquistas! Atenção falo dos Benfiquistas e não dos profissionais de agências de comunicação para endeusar Vieira. Será que os Benfiquistas vão vender o seu Benfiquismo e carácter por tão pouco? Basta LFV acenar com alguns jogadores interessantes para os Benfiquistas se venderem??? Vão fingir que nada disto aconteceu: Opas Ilegais Benfica transformado num entreposto de jogadores. Motorista de LFV a receber empresários Colombianos de farinha especial na Luz Veículo oficial do Benfica com farinha especial Futebol miserável, deprimente e sonolento. Zero pontos na Liga dos Campeões Pior equipa portuguesa na Champions Negociatas esquisitas. Benfica refém das vontades de um empresário. Ter como director desportivo um empresário. Operação Lex Nome sagrado do Benfica na merda Casamentos e escolas de familiares pagos com dinheiro do Benfica Visitas constantes da PJ. A pessoa que está à frente do Benfica a apertar pescoço a um sócio Pessoa que e

Carta aberta a um bandalho !!!

RP Leipzig 2009 - Fundação 2010 - Subida ao 4º. escalão 2013 - Subida à 3ª. Liga 2014 - Subida à 2ª. Liga 2016 - Subida à Bundesliga 2017 - Presença na EUEFA Champions League 2018 - Presença  na UEFA Champeons League e presença  na UEFA Europa League 2019 - Presença na UEFA Europa League 2020 - Semi-finalista na UEFA Champions League- Um projecto...é isto !!! GRÃO VASCO 14/08/20, 13:07 És um projectista... de MERDA! RESPONDER Viriato de Viseu 14/08/20, 15:41 Contra factos, aqui está uma resposta à altura de quem o profere. E este "MERDA" é das coisas mais suaves que envia nos comentários. Todos os meus postes, recebo deste seguidista-vieirista os maiores impropérios, faltas de educação e ofensas à minha família mesmo os que já cá não estão...e olhem que este traste, até teve bom berço! E não só, No NGB a qualquer comentário meu, lá vem este marmanjo, como anónimo, a morder-me nas canelas. A razão de editar este vómito, é para dizer a

Projectos!

RP Leipzig 2009 - Fundação 2010 - Subida ao 4º. escalão 2013 - Subida à 3ª. Liga 2014 - Subida à 2ª. Liga 2016 - Subida à Bundesliga 2017 - Presença na EUEFA Champions League 2018 - Presença  na UEFA Champeons League e presença  na UEFA Europa League 2019 - Presença na UEFA Europa League 2020 - Semi-finalista na UEFA Champions League- Um projecto...é isto !!!

Este é o Benfica atual

O mal do Benfica é geral, é uma doença que atravessa todo o clube.  Reparemos: apesar de um orçamento global muito avultado para o país que somos, temos a seguinte situação:  - futebol masculino: perdemos vergonhosamente o campeonato e a Taça de 2020; estamos em terceiro lugar, a 4 pontos do primeiro, com duas derrotas vergonhosas nos dois últimos jogos; da Europa, nem vale falar;