Avançar para o conteúdo principal

Estatutos armadilhados com napalm

Já escrevi isto há algum tempo... fiz até um compasso de espera quando soube que Vieira estava com covid. (desejo as melhoras)

Os Benfiquistas, pelo menos os que se interessam pelo rigor (?) dos estatutos, devem ter reparado que, para ser Presidente da Direcção, Presidente da Mesa e Presidente do Conselho Fiscal, são precisos 25 anos de sócio.

Quem assim pensa está completamente errado!!!

Imaginemos um Benfiquista de Chaves, Goa, Estados Unidos, Havai, Ilhas Virgens, Freixo de Espada à Cinta, Cucujães, etc. e que são tão Benfiquistas como os de Lisboa mas que, por estarem longe, optaram por serem sócios correspondentes.

Um Benfiquistas desses, apesar de ter 30 ou 40 anos de sócio poderá candidatar-se numa lista para os corpos sociais do clube?

Pode, uma ova! 

Tal como o General Patton que gostava do cheiro do napalm logo pela manhã,  Vieira é adepto desse cheiro o dia todo porque armadilhou com essa potente "pólvora", os estatutos do Glorioso.

Os sócios correspondentes com 50 anos de sócio, cujas cotas foram pagas ininterruptamente tem que ter, para se candidatar a uma das 3 Presidências, mais 25 anos de sócio efectivo... em cima desses 50 anos de sócio correspondente. 
Ou seja;
Se o Zé Diogo que emigrou para o Havai nos anos 70 e fez do seu filho Zé Diogo Júnior que entretanto lá nasceu, sócio do Glorioso, de nada lhe vale ter 50 anos de sócio, porque só se pode candidatar daqui a 25 anos, (quando fizer 75 anos de idade)  e só se mudar para sócio efectivo...AGORA!

Para que esse sócio com 50 anos de cotas pagas ININTERRUPTAMENTE, se possa candidatar aos restantes lugares dos órgãos sociais, tem que ter, em cima desses 50 anos de sócios correspondentes, mais 10 anos de sócio efectivo.

Em resumo, só se pode candidatar quando tiver 60 anos de idade, se acaso o seu Pai o tivesse feito sócio desde a data do seu nascimento.

E nós a pensarmos que bastavam 43 anos de idade (18 da maioridade, mais 25 de sócio efectivo) para se candidatar a presidente.  Isso é verdade para os sócios de Primeira categoria porque,  para sócios de segunda categoria essa premissa está-lhes vedada pela pólvora do napalm. 
  
No Benfica de Vieira há sócios mais iguais que os outros.

E já que escrevi a palavra "ININTERRUPTAMENTE" relembro aos mais distraídos que Vieira, quando se candidatou em 2012 não tinha 25 anos de sócio "ininterruptos" porque esteve, entre 1983 e 1996 sem pagar cotas sendo por isso expulso "por faltas excessivas de cotas".  É o que está escrito na sua ficha, que o chefe do departamento de sócios tem fechada a sete chaves, pensando que mais ninguém a tem ...

Como escrevo mais acima, tinha guardado nas caves esta lenga lenga, mas depois de mais uma desgraça de há pouco em plena Catedral, soltei a fera. 
Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

8 comentários

  1. Exacto "ININTERRUPTAMENTE"! E tanto ´é que quando voltou a pagar as quotas em 96 lhe deram um novo número de sócio. Obvio que ele tratou de recuperar o numero antigo já depois de ser presidente. Os estatutos do clube são uma anedota e os sócios compactuam com isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro TheWall
      O seu a seu dono.

      Quando Vieira pagou 13 anos de cotas, voltou a ser sócio do então GLORIOSO, recuperando o numero de sócio que tinha antes.

      Por exemplo, se era o sócio nr. 43.243, ficou a ser 43.243/1 quando pagou as cotas em atraso. ( no foculporto não tinha cotas em atraso...)

      Essa barra 1 passou a ficar sem barra, quando nos anos terminados em 5 fizeram a recontagem dos números de todos os sócios.

      Está lá tudo na ficha que o Luís Santos, Chefe do Departamento de sócios, pensa que só ele é que a tem...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Cota ou quota

      Flávia Neves
      Professora de Português

      As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras cota ou quota sempre que quisermos referir um quinhão, uma porção, uma fração, uma determinada quantia ou parcela de um todo.

      Exemplos com cota
      Os administradores estão tentando solucionar o problema das cotas em atraso.
      Já tive minha cota de chatices, agora é a vez de outra pessoa se responsabilizar por isso.
      O reitor daquela universidade estabelecerá uma cota mínima de entrada de estudantes estrangeiros.

      Exemplos com quota
      Os administradores estão tentando solucionar o problema das quotas em atraso.
      Já tive minha quota de chatices, agora é a vez de outra pessoa se responsabilizar por isso.
      O reitor daquela universidade estabelecerá uma quota mínima de entrada de estudantes estrangeiros.
      São sinônimas de cota-parte ou quota-parte, significando a parte que cabe a cada um dos intervenientes. Estas palavras se referem também a uma marca, sinal, cifra, coordenada ou anotação em um mapa, desenho ou texto.

      Origem de cota e quota
      As palavras cota e quota têm sua origem na palavra em latim quota. A palavra quota manteve sua origem e a palavra cota sofreu evolução, ou seja, adequação ortográfica.

      A palavra cota é tida como a mais socialmente aceita, sendo a mais utilizada pelos falantes.

      Eliminar
  3. Se em 1996 iniciou novo período,
    em 97 fez 1 ano de sócio, em 98 fez 2, em 99 fez 3, em 2000 fez 4, em 01 fez 5, em 02 fez 6, em 03 fez 7, em 04 fez 8, em 05 fez 9, em 06 fez 10, em 07 fez 11, em 08 fez 12, em 09 fez 13, em 10 fez 14, em 11 fez 15, em 12 fez 16, em 13 fez 17, em 14 fez 18, em 15 fez 19, em 16 fez 20, em 17 fez 21, em 18 fez 22, em 19 fez 23, em 20 fez 24 e só em 2021 pode fazer os 25 anos de sócio. Para mim tem três eleições ilegítimas, em 2012, 2016 e 2020.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os estatutos preveem que, uma vez os sócios regularizem as cotas em atraso, ficam com o mesmo número e com os mesmos direitos. Só não percebo o porquê da palavra ININTERRUTA nos ditos
      ------------------------------

      SECÇÃO VI – Readmissão de Sócios
      Artigo 32º

      Reingresso de sócios

      1. Podem reingressar nos quadros sociais do Clube os antigos associados:
      a) Exonerados a seu pedido;
      b) Excluídos por falta de pagamento de quotas e outras contribuições;
      c) Expulsos mediante processo disciplinar quando, em Assembleia Geral expressamente
      convocada para o efeito, for aprovada a sua readmissão por maioria de dois terços dos votos expressos.
      2. Não poderá ser readmitido o indivíduo que, tendo perdido a qualidade de sócio, tente readquiri-la através de meios fraudulentos.

      Artigo 33º
      Recuperação do número de sócio

      A readmissão poderá conferir ao antigo associado o direito de recuperar o seu número de origem, bem como a qualidade de sócio, mediante a condição de pagar todas as quotas e demais contribuições relativas ao período de ausência de associado, calculadas face aos valores vigentes na data do pedido.

      Eliminar
  4. Vieira infringiu a alínea a) do nr. 2, CAPITULO III, quando desprestigiou o clube ao afirmar que o Benfica era um clube de merda e quando batia palmas às derrotas do Benfica nas Antas ao lado do nosso pior inimigo. Se isso não é denegrir e desprestigiar o clube, então não sei o que significa; DESPRESTIGIAR!!!

    CAPÍTULO III
    – SÓCIOS DO CLUBE SECÇÃO I
    – Admissão e Classificação
    Artigo 9º
    Condições de Admissão
    1. Com absoluto respeito pelo princípio de não discriminação previsto no nº 1 do Artigo 2º,
    podem adquirir a qualidade de sócio do SPORT LISBOA E BENFICA quaisquer pessoas
    singulares que solicitem a admissão e cujas propostas satisfaçam os requisitos previstos nos presentes Estatutos;

    2. Não pode, porém, ser admitido como sócio quem se encontre em qualquer das seguintes situações:

    a) Ter contribuído para o desprestígio do SPORT LISBOA E BENFICA;

    b) Ter sido afastado de qualquer instituição desportiva, cultural ou recreativa, por
    motivos considerados indignos;

    ResponderEliminar
  5. a) Ter sido ou ainda ser socio dos clubes rivais, e um por acaso é simplesmente o inimigo nº1 a) deixar os bandalhos roubarem o Benfica e ficar em silencio
    a) levar o Benfica a ser um clube falado como se fosse um clube criminoso e corrupto e ficar em silencio
    a) fazer vendas milionárias e compras milionárias e andarmos quase falidos
    a) desinvestido no ano do penta para salvar o clube da fruta dando lhe um balão de exe génio e assim lhe crescerem muitos mais tentáculos para voltar a controlar tudo o que é poder na arbitragem poder fundamental para ganhar jogos sem os merecer
    a) perante tantos roubos a mando do fontelas e seus muchachos que até da lua se vê a olho nu
    a) se isto não chega vou ali e venho já.
    NOTA: O silencio do nosso presidente e resto da direção, só pode estar a ser chantageada por alguma coisa que saio da tal reunião do hotel Altis, tanto silencio e nao reagir deixa me curioso para quem lutou tanto contra os poderes instalados como no caso apito dourado, estou muito curioso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário



Mensagens populares

A VINGANÇA SÉRVIA(-SE) FRIA!

À ortodoxia do futebol prático e eficiente praticado pela Sérvia, contrapôs Portugal com a catolicidade de um futebol beato e conservador.  O beato Fernando Santos, bem ungido de orações e preces, acendeu uma vela ao Senhor dos Aflitos, que com a agenda totalmente preenchida para questões políticas não foi a tempo de o ajudar e agora o nosso engenheiro, triste e cabisbaixo,

FC Porto: Suspeitos de manipulação de resultados

Dirigentes do FC Porto são também suspeitos de manipulação de resultados. 15 jogadores envolvidos no esquema que envolverá Pinto da Costa. Fundos desviados da SAD do FC Porto terão também servido para financiar a alegada manipulação de resultados desportivos e actividades de dirigentes dos Super Dragões.

Resultado normal

 De um lado um Bayern que é uma grande equipa Europeia e um clube muito bem gerido do outro o Benfica que tem uma equipa mediana a roçar o fraco/banal em alguns jogadores e gerido por incompetentes. 

E o vencedor é... RUI COSTA!

 Rui Costa apresta-se para ser o novo Presidente do Sport Lisboa e Benfica!  O Benfica continuará  a ser presidido pelo Vieira, deste vez...SEM BIGODE!