Avançar para o conteúdo principal

Talento puro no Museu do Prado.


67 horas depois de ter começado o 2º. semestre, o Benfica veio finalmente dar-nos a notícia do que já se sabia que era; a venda do passe do João Félix pela "módica" quantia de 120 milhões. 

Não importa agora dissecar se foi pela cláusula, se foi aos bochechos, ou vice-versa. Apesar não ter sido da forma como Vieira nos garantia, foi no entanto um excelente negócio. Mas, como já estamos habituados a essas "inverdades" ou "meias-verdades" passemos então adiante, porque vos quero falar noutra coisa.

O Atlético de Madrid fez um video de apresentação onde se vê o João Félix como "puro talento", dentro do Museu do Prado, onde repousam as obras de várias gerações de "talentos da pintura".

Os meus aplausos!

Há talentos que pintaram telas imortais, e há também talentos que nos relvados "pintam a manta", como é o caso do Félix a quem desejo toda a sorte do mundo!!!

Mas, sabiam que aquele Museu se deve a uma Princesa "tuga" que foi Rainha de Espanha?

Pois é, apesar de ter sido Rainha apenas por 25 meses, trata-se de; Dª. Maria Isabel Francisca de Assis Antónia Carlota Joana Josefa Xavier de Paula Micaela Rafaela Isabel Gonzaga de Bragança e Bourbon, que foi filha de D. João VI e da Infanta de Espanha Carlota Joaquina de Borbon.

Os Espanhóis diziam que não tinha sido bafejada pela beleza, que estava impreparada para encher os cofres régios e insultavam o Rei Fernando VIII (que era seu tio) do seguinte modo; “Fea, pobre y portuguesa. Chúpate esa!“

No entanto, quero responder a "los nuestros hermanos" apesar de saber que não lêem este blogue, a sua beleza era como a da sua mãe Carlota Joaquina Infanta de Espanha que, apesar de ser muito esperta, era feia e bexigosa que nem um bode e que, dos seus 9 filhos paridos, apenas os 4 primeiros eram filhos de D. João VI, porque dos restantes até o cocheiro e jardineiro fizeram a esmola de fazer sexo com tamanha criatura...
Quem sai aos seus, não é de genebra !

"viveu o exílio, a falta de amor dos seus pais, um casamento de conveniência com o Rei Espanhol, que era seu tio materno e tinha quase o dobro da sua idade.  Teve que suportar as atoardas da corte de Madrid pela sua modéstia e simplicidade.  Não apreciava luxos, nem jóias nem vestidos.  Tão pouco apreciava as intrigas palacianas, mas adorava a pintura e quis o destino que desempenhasse  um papel importante como mecenas", assim a descreveu a jornalista espanhola Cristina Morató.

Adiante,

O Museu tinha sido pensado quase 100 anos antes por Carlos III. Fizeram-se obras mas, tal como as obras da nossa "Santa Engrácia" também se foram arrastando no tempo.  As invasões Francesas e a Guerra da Independência também ajudaram ao seu atraso.  Aquele enorme edifício serviu até de aquartelamento militar mas, com o passar dos anos e sem obras de manutenção, estava-se a degradar.

Foi então que Dª. Maria Isabel de Borbon, que apesar de não ser bela tinha a paixão da arte, deitou mãos à obra e o Museu foi uma realidade sendo inaugurado em 19 de Novembro de 1819. 

Infelizmente a impulsionadora daquela magnífica obra não pôde assistir à inauguração, porque morreu de parto em 26 de Dezembro de 1818 e está sepultada em Aranjuez, onde tinha nascido a "mejera" da sua mãe.


                                                        Retrato por Vicente López Portaña, c. 1816

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

9 comentários

  1. Boa prosa...

    Gostei também da recordação do JJ -"Quem sai aos seus, não é de genebra !", ahahahahah

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a melhor do JJ é esta; "vocês os três aí...formem um quadrado"

      Eliminar
    2. ehehehehe, eu gostei do " O Aimar não foi convocado porque está com uma má indisposição"

      Eliminar
    3. eheheheheheheh " isso faz parte do meu forno íntimo"

      Eliminar
    4. Para além de que "o hábito faz o monstro" :-)))))))

      Eliminar
    5. " Há um ano atrás, aliás, há doze meses"

      Eliminar
  2. E " o Benfica é o maior clube de Portugal, aliás, até da Europa" :-))

    ResponderEliminar
  3. "aliás, "o Benfica é o maior clube da Europa, e até de Portugal"

    ResponderEliminar
  4. eheheheheheh desafio o meu caro Chakra a fazer um livrinho, ou um apanhado das frases épicas, do nosso JJ.
    Depois mande para os comentários deste blogue para lhes dar o respectivo destaque.


    ResponderEliminar

Enviar um comentário



Facebook




Mensagens populares

A Máfia, a Maçonaria e o Apito Dourado

Costuma dizer-se que "a verdade é como o azeite, mais tarde ou mais cedo vem à superfície". Apareceu agora o testemunho do ex-juiz José Costa Pimenta, um antigo juiz reformado compulsivamente. A Maçonaria manda na justiça em Portugal. pulpuscorruptus.blogspot.com Mas a lei das escutas foi alterada, posteriormente em 2007 (governo Sócrates).

Carta à Cofina

Exmos. Senhores. Começo por vos dizer que sou um Benfiquista e sócio de 4 dígitos. A minha simpatia por tudo quanto é Cofina é nula...como nula é a vossa simpatia pelo meu Glorioso. Neste interim, estamos empatados. Quando estão disponíveis nos cafés, leio por alto as capas do CM, e no Record apenas aquelas duas páginas que dedicam ao Benfica. (normalmente são já notícias requentadas). O Record é mais pró-Sporting. Todos nós sabemos e isso até é o que menos me importa. Cada Jornal segue a linha que quiser. Só compra quem quer! Em casa, passo algumas vezes pela CMTV, mas como as notícias do "assassino" do "pedófilo" da "greve" do "homicida" dos "incêndios" etc etc.. se repetem, repetem, repetem até à exaustão, perco-lhes o interesse e mudo de canal. Mas é outro o assunto que me levou a escrever-vos. Os programas de desporto que vocês exibem todas as noites, onde a barulheira é tal que não se percebe nada do que dizem, a CMTV não

Agarra que é ladrão!

Aos poucos vão-se sabendo os contornos da teia criminosa que os dragartos engendraram na tentativa de pôr "o Benfica de joelhos"... tal como prometia o Soisa Sintra no verão de 1994 mas que foi recebido há 3 semanas na melhor cadeira da nossa Catedral, como se de um amigalhaço de longa data se tratasse. É por estas e por outras que... bem, mas vamos ao que importa; O Benfica Eagle escriba do NGB, servindo-se de várias fontes, banqueteia-nos hoje com uma prosa muito bem articulada . Ali se comprova que há muita malandragem, onde estão incluídos num caldinho muito bem apimentado, elementos da justiça, deputados, antigos colegas de curso do hacker, baluartes manhosos, Canal do Porto mentiroso, viagens à Hungria, jogadores que circulam a troco de favores do tipo uma mão lava a outra... Membro do Painel do Porto Canal que comentava os e-mails, conhece o Hacker. Diogo Faria estudou com Rui Pinto! "Hoje existe outra revelação bombástica que merece destaque, e que liga

BENFICA NA CORDA BAMBA!

LUÍS FILIPE VIEIRA ENLAMEOU O BENFICA!!!    Segundo notícias judiciais, Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, estão em maus lençóis com as trapalhadas que fizeram, enquanto LFV esteve de presidente! 
Apoio de: apoio master groove