Avançar para o conteúdo principal

Afonso de Melo, Absolvido!!!

Caso de difamação a Pinto da Costa: Tribunal Europeu dos Direitos do Homem absolve jornalista Afonso de Melo
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem entende que a Justiça portuguesa errou ao condenar por difamação um jornalista desportivo que chamou a Pinto da Costa “campeão nacional dos arguidos do futebol”. O Estado terá agora de pagar uma indemnização ao jornalista superior a oito mil euros, a menos que recorra da decisão

O caso remonta ao Mundial de Futebol de 2006. A trabalhar como assessor de imprensa da selecção nacional liderada por Scolari,Afonso de Melo publica um relato dos acontecimentos e dos episódios de bastidores relacionados com a “equipa das quinas”, num livro intitulado A Pátria Fomos Nós. Nele, o presidente do Futebol Clube do Porto é apelidado de “inimigo figadal” da selecção e também de “campeão nacional dos arguidos do futebol”.

Pinto da Costa não gostou e recorreu aos tribunais, que lhe deram razão tanto na primeira instância como na Relação do Porto. Realçando que o jornalista ignorava sequer em quantos processos judiciais estava o dirigente desportivo envolvido na altura, os juízes desembargadores consideraram que a expressão “campeão dos arguidos” tinha sido usada fora de contexto, com o único fito de denegrir e acabrunhar o líder dos “dragões”. O acórdão incluiu uma multa de 7600 euros.

Acontece que à luz da Convenção dos Direitos do Homem as coisas não são, no entanto, assim tão simples. “A liberdade de expressão constitui um dos fundamentos essenciais de qualquer sociedade democrática e uma das condições primordiais do seu progresso e da realização pessoal dos seus membros”, observam os juízes de Estrasburgo, fazendo notar as semelhanças entre este caso e aquele em que o jornalista da SIC José Manuel Mestre foi também condenado em Portugal por difamar Pinto da Costa e posteriormente ilibado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Em causa estava uma entrevista do jornalista ao secretário-geral da UEFA, em 1996. Os magistrados do Porto consideraram que as perguntas de José Manuel Mestre insinuavam que Pinto da Costa controlava os árbitros portugueses.

Bullying judicial
Frisando que os limites à liberdade de expressão são necessariamente menores no caso das figuras públicas, por estas serem alvo de maior escrutínio por parte da sociedade, os juízes de Estrasburgo consideraram agora, uma vez mais, que “a própria existência de uma sanção penal nesta matéria é de molde a provocar um efeito dissuasor da contribuição da imprensa nas discussões de problemas de interesse geral”, não devendo ser aplicada “sem motivos particularmente graves”.

Para o advogado do jornalista, Afonso de Melo está a ser alvo de bullying judicial por parte de Pinto da Costa, que já lhe moveu outros processos em tribunal por motivos idênticos. Foi o que sucedeu quando o jornalista, um benfiquista assumido que colabora neste momento com o canal televisivo dos “encarnados”, publicou transcrições das escutas do Apito Dourado num jornal de Águeda. Já outro livro de Afonso de Melo dedicado também ao Apito Dourado, As Entranhas do Polvo, não mereceu a mesma atenção por parte de Pinto da Costa.

Satisfeito com o desfecho deste processo, o jornalista mostra-se descrente da Justiça portuguesa: “É inacreditável a protecção do sistema judicial a determinado tipo de pessoas, nomeadamente no que diz respeito aos tribunais do Porto”.

Contactado pelo PÚBLICO, o Futebol Clube do Porto escusou-se a comentar o caso, alegando que o clube não é parte interessada nele e que Pinto da Costa se encontra fora do país.
-Noticia retirada do site do jornal Público

----------
e agora sacado no: PLANETA BENFICA.
Video sacado ao canal do Correio Manhoso 

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

Comentários

  1. Alguém disse:


    Não são só os tribunais do porto há outras forças que também são submissas ao porco-mor e AGEM sempre a SEU favor naquela região.

    ResponderEliminar
  2. E quando se começam a publicar os nomes dos Juizes e tribunais que decidem sempre a favor de Pinto da Costa? Haverá algum jornalista com "eles" no sitio para fazer uma investigação sobre esses mesmos Juizes?

    ResponderEliminar

  3. Como disse Mourinho, se fores a palermo....

    ResponderEliminar
  4. O Afonso que se ponha a pau! o lider dos corruptos vai recorrer ao tribunal do gangue da ribeira...

    ResponderEliminar
  5. Este país é uma vergonha.
    Quem tem dinheiro "faz" a sua justiça
    Quem não tem dinheiro obedece à justiça.
    Depois há a justiça do norte, que é pior do que a justiça mafiosa siciliana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Mafarrico

      Do Norte ??????? NÃO.

      De Contumil e arredores que no NORTE há gente séria.

      Eliminar
    2. Tens razão Conde.
      CONTUMIL E ARREDORES.

      Eliminar
  6. Ja existe a lista dos vendidos?
    vamos colocar esse mafiosos em publico para que toda a gente saiba quem sao os vendidos á máfia!!!
    Abc

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Vitor Baia, reformado de luxo !

Pensão do Vítor Baía... Aos 38 Anos de Idade
Ex-Guarda Redes do F.C. Porto e da Selecção Nacional de Portugal
ORA TOMA LÁ, Zé Povo!
Afinal não são só os políticos e Cª..
ORA TOMA LÁ! Mais um pensionista prematuro.
Vítor Baía - Novo Pensionista!


Aos 38 anos de idade e com 16 anos de empregado do F.C. Porto , Vítor Baía acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 12.905 euros mensais.
Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva!!!...
Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem  já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'(Eça d…

DIÁRIO DO PAULO FONSECA

07h30 - Paulo Fonseca sonha que está a ser campeão pelo Porto
08h00 - Paulo Fonseca acorda
08h15 - Paulo Fonseca olha para o seu boné da JCA e coloca-o enquanto se vê ao espelho - Paulo Fonseca sorri
08h30 - Paulo Fonseca vai de carro para o Estádio do Dragão e passa em casa de Izmailov para ir buscá-lo
08h45 - Izmailov ainda não saiu de casa
09h00 - Paulo Fonseca farto de esperar vai andando para o Estádio...
09h15 - Equipa toma o pequeno almoço
09h30 - Paulo Fonseca liga a Pinto da Costa e diz-se chateado por Helton ter sido vendido ao rival Sporting sem que ele soubesse de nada
09h35 - Pinto da Costa diz-lhe que foi Héldon do Maritimo que foi vendido ao Sporting 09h40 - Paulo Fonseca diz-lhe que tinha uma confiança cega que tinha sido Helton a ser vendido...
09h50 - Paulo Fonseca diz aos jogadores para se dirigirem à sala onde vai dar a palestra
09h55 - Paulo Fonseca pede gentilmente a Josué que também vá à palestra
10h00 - Palestra
10h10 - Paulo Fonseca diz que conseguiu fazer com que o Porto…

BENFICA TV - 300 MIL ASSINANTES!!!!!!

MAIS DE  300 MIL ASSINANTES, QUEM DIRIA!!!!!
Para alguns era um projeto sem pés nem cabeça, para outros era um projeto megalómano e para a maioria era a BENFICA TV  a nossa televisão
DEUS QUIS OS BENFIQUISTAS SONHARAM E A BENFICA TV É UM SUCESSO.
(Tive que atualizar o titulo e dar um retoque no texto, os numeros estavam ultrapassados, esta é a força do BENFICA).
Receitas mensais do canal estão próximas dos 2,8 milhões de euros .

Estive para não publicar... por vergonha...

Os Benfiquistas do BOMBARRAL são gente despachada e pouco ligada ao preconceito.  Esta é a grande iliçar a tirar da história que a seguir se conta e que aconteceu no penúltimo sábado, por ocasião de mais um almoço-convívio realizado na aldeia de Azambujeira dos Carros, sede da dita  Casa.

Então é assim: como é hábito acontecer, um pouco por todo o País e com vários núcleos, ou casas, ou delegações dos chamados "grandes" a Casa do Benfica em Bombarral desenvolver diligências no sentido de contar com a presença de uma figura ligada ao clube.

Normalmente costumam ser velhas glórias a abrilhantar estes convívios. É uma forma também de cativar mais gente e contar com mais presenças.

ACONTECE QUE DO BENFICA NINGUÉM SE MOSTROU DISPONÍVEL PARA ESTAR PRESENTE.

Um dos elementos da organização do evento sugeriu então a presença do HILÁRIO, grande amigo de um familiar seu. Hilário anuiu. E assim acabou por ser uma figura do Sporting a grande estrela do convívio de Benfiquistas.



------------

Viseu ARRASA Corruptos

Este post contém linguagem impropria...Excepto para os leitores do clube onde o vulgar cumprimento é - "Tás bom? Ó filho da puta!"

Enquanto  nos jardins do Parque Eduardo VII em Lisboa, os CORRUPTOS passeiam-se livremente e sem bocas, as nobres gentes de Viseu ensinam-nos como aquela corja mafiosa, deve ser tratada !!!

Vai haver porrada e da grossa quando o Académico for jogar a Contomil. O macaco e seus sequazes devem estar já a fazer planos, só que, aqueles descendentes do GENERAL PASTOR são difíceis de roer....


Num passeio pelos jardins do Fontelo em Viseu,  Kleber é gozado por adeptos do Académico de Viseu

Não aceitem, não aceitem !!!

O polvo mexe-se e mexe-se muito bem. Mas cabe-nos a nós Benfiquistas estar sempre alerta e ter os dois olhos bem abertos, um no burro...e outro no cigano, como se diz na gíria.


Quando o vosso telefone tocar e aparecer uma menina do outro lado, com voz meiga e doce como mel a oferecer A SPORKA-TV GRÁTIS DURANTE DOIS MESES, com a condição depois de aderirmos contratualmente por 2 ano e a moçoila falará nesses dois anos assim muito baixinho, MAS NA OFERTA FALARÁ ALTO E GROSSO...não aceitem...não aceitem...pelo amor da Santa, ou melhor...do BENFICA!!!
É o polvo mafioso e chuloso que nos tem sugado a teta até dizer chega, que está a fazer mais uma das suas e a bloquear por todos os meios as nossas Transmissões pela BENFIVA-TV
A nossa Direcção estará atenta e estou convencido que arranjará uma plataforma sem ser a MEO e  a ZON, que estão em conluio com o mamão chupista, para nos fazerem a folha.
Essas duas plataformas não são as únicas. Temos ainda a Cabovisão e a Vodafone, que estarão por cer…